OAB de Rondônia se posiciona sobre vetos a Lei de Abuso de Autoridade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lamenta os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Lei de Abuso de Autoridade, especialmente o artigo que definia violação às prerrogativas dos advogados como crime de abuso de autoridade.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressalta que a Lei de Abuso de Autoridade como foi aprovada pelo Congresso Nacional consolidaria direitos constitucionais, como o direito à defesa, ao devido processo legal, ao de não ser obrigado a fazer nada senão em decorrência de lei, entre outros.
“Não podemos esquecer que as prerrogativas dos advogados são condições essenciais para que a sociedade consiga exercer, à plenitude, as liberdades asseguradas na Constituição Federal. Prerrogativas não são privilégios, são garantias para que a advocacia cumpra o seu papel de defender o cidadão”.
Em nome da diretoria da Seccional, Elton Assis fala que anseia para que os parlamentares exerçam a soberania do povo que representam e restabeleçam a essência da proposta, para que o poder exercido no país o seja de maneira adequada e adstrita aos preceitos legais existentes”.
O secretário-geral da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Márcio Nogueira, ressalta que é preciso estabelecer punição severa para quem se vele do poder estatal para impedir o livre exercício da advocacia. “A advocacia é o escudo da cidadania, sem prerrogativas respeitadas, o escudo se rompe ao mínimo esforço”.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes