Obras do Complexo Padrão e Centro de Iniciação Esportiva já começaram em Porto Velho
As obras de reforma do complexo Padrão, que estava abandonado há mais de 10 anos, já iniciaram e estão a todo vapor. Localizado no Bairro Cuniã, na Zona Leste de Porto Velho, o local será revitalizado com investimento de R$ 3.325.040,78, contemplando uma área de 25,6 mil metros quadrados e está previsto para ser entregue em 2019.
O projeto de reforma do local inclui campo de futebol padrão Fifa, pista de atletismo, quadra de areia e sede administrativa, arquibancada para 1 mil pessoas, alojamento, enfermagem e sala de nutrição. Já a licitação para a reforma do ginásio já está em andamento e o dinheiro já está garantido.
No local, máquina e homens trabalham fazendo a limpeza e retirada de lixo acumulado dentro e fora do espaço para em seguida começar os reparos em todo o complexo.
Para o secretário municipal de esporte, Gerson Costa, a reativação do colégio padrão representa um marco no desenvolvimento e no avanço do esporte do município. “Sem dúvidas, essa grande obra vai beneficiar muitas pessoas porque vamos ter um local de excelência para treinar nossos alunos do Talentos do Futuro. Tudo isso é fruto de muito trabalho e esforço para que essa obra acontecesse”, diz o secretário.
CIE
Outra conquista para o esporte do município foi o início das obras de construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) em uma área de 2.750 metros quadrados que começou no dia 16 de maio deste ano e tem a previsão para ser entregue a comunidade em 2019. O espaço fica localizado na Rua Itatiaia, Bairro Flamboyant, também na Zona Leste de Porto Velho.
O secretário de esporte do município, Gerson Costa, destaca que a obra é um legado das Olimpíadas. “Cada capital brasileira recebeu uma proposta para que fosse selecionada e implantado esse CIE. Porto Velho foi selecionada há três anos, mas a obra estava praticamente perdida. Na gestão do Hildon, com apoio da ex-secretária Ivonete Gomes, eles fizeram uma gestão política em Brasília, conseguiram fazer com que essa obra fosse liberada pelo Ministério do Esporte junto à Caixa Econômica e hoje foi assinada a ordem de serviço para que finalmente as obras comecem”, destaca o secretário.
Após a conclusão da obra, o local irá atender crianças de base e preparar para o alto rendimento no esporte. “A criança vai sair daqui pronta para disputar qualquer competição nacional e internacional porque a estrutura que o Ministério do Esporte está implantando na capital é coisa de primeiro mundo. Ao todo, 13 modalidades olímpicas e seis paraolímpicas serão praticadas no CIE, que vai desde a ginástica rítmica a esgrima”, garante Gerson Costa.
Sobre a escolha do Bairro Flamboyant, o secretário explica os critérios analisados. “Um dos critérios da seleção eram locais de alta vulnerabilidade, ou seja, onde as crianças estão vulneráveis a vários riscos para possam se integrar a sociedade através do esporte”, explica.
Pronta, a obra irá contar com um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, salas de administração, sala de professores, copa, depósito, enfermaria, academia de musculação, banheiros, vestuários e uma quadra externa descoberta.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10