OI não avisa que conta paga em lotérica paga taxa adicional
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) expediu recomendação à empresa de telefonia Brasil Telecom após receber denúncia. A empresa teria comunicado aos consumidores a possibilidade do pagamento de faturas telefônicas nas casas lotéricas apenas com a informação do número da linha telefônica. No entanto, a Brasil Telecom omitiu aos consumidores que para a realização desse serviço seria cobrada uma taxa. Tal conduta fere o Código de Defesa do Consumidor que estabelece como direitos básicos a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, bem como a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral, afirma a procuradora da república Gisele Bleggi.
Desta forma, o MPF/RO recomendou que a Brasil Telecom forneça e as casas lotéricas coloquem cartazes em local visível ao público com informações sobre a taxa de cobrança. Os atendentes das lotéricas também devem informar aos consumidores sobre a cobrança da taxa no momento da solicitação do serviço. A Caixa deve vistoriar as casas lotéricas do estado para verificar o cumprimento da recomendação.
Com a recomendação, o MPF/RO pretende que a transparência da relação de consumo entre empresa e consumidor, prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, seja respeitada. A Brasil Telecom, as casas lotéricas e a Caixa tem prazo de 90 dias para o cumprimento da recomendação, devendo informar ao MPF/RO no prazo de dez dias, se acatarão ou não. Caso não cumpram, o MPF/RO poderá adotar outras medidas administrativas ou judiciais.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix