Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Olimpíada do Conhecimento estimula o aprimoramento da educação profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondônia envia nesta segunda-feira quatro alunos para a primeira etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento a ser realizada em Blumenau (SC) de 10 a 15 de junho. A competição é voltada a estudantes de cursos técnicos e de formação profissional das Escolas Senai de todo o país.
Os alunos competidores foram os finalistas da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento realizada em novembro último e que determinou vagas para a competição nacional 2008 que além de Blumenau/SC, será realizada nas cidades de Porto Alegre/RS (23 a 28 de julho) e etapa final em Curitiba/PR (11 a 16 de agosto).
Em Blumenau, o SENAI-RO terá alunos competindo nas ocupações Confecção Industrial (Darlete Macurape Gomes, de Guajará-Mirim); Panificação (Fred Jean Barros de Oliveira Neres, de Porto Velho); Confeitaria (Marionildo Almeida Landinho, de Porto Velho) e Instalação e Manutenção de Redes (Jaderson Diego do Nascimento Valdivino, de Porto Velho).
O primeiro colocado em cada ocupação na fase nacional representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Educação Profissional - WorldSkills Competition - a realizar-se no Canadá em 2009. Essa participação gera grandes expectativas, já que na última edição realizada em 2007 na cidade de Shizuoka, no Japão, o Brasil (representado pelos alunos do SENAI) foi o segundo colocado geral, atrás apenas da Coréia, e à frente de países como Suíça, Austrália e Japão.
Na área de panificação e confeitaria é utilizado chocolate belga, com uma quantidade maior de cacau (70,4%) para deixar o gosto acentuado. Os competidores passam por sete provas/etapas, o que resulta em recheados moldados, tortas, sobremesas e a parte mais aguardada da competição, que são as esculturas. De acordo com o instrutor Elói Alcântara, exige-se equilíbrio, geometria é simetria antes de criar a peça. “Tem que estudar, é mais que habilidade, requer conhecimento, sendo justamente este o objetivo de Senai, formar profissionais completos para o mercado”, afirma Elói.
O grande desafio dos sistemas de educação profissional é formar competências para o complexo mercado de trabalho atual. O trabalhador de hoje não pode ter apenas habilidades técnicas, mas tem de estar preparado para apresentar soluções, agir e reagir, aplicar conhecimento geral e ter habilidades específicas. Neste sentido, a Olimpíada do Conhecimento é um exemplo da capacidade de uma instituição de colocar-se à prova, de avaliar sua capacidade de formação profissional. É preciso também destacar o papel social da Olimpíada, pois o impacto na vida destes jovens competidores é muito valioso.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6