Onda de calor: mais de 10 cidades rondonienses devem registrar 39°C na quinta-feira

A onda de calor prevista pelos institutos de meteorologia para esta semana deve elevar as temperaturas em Rondônia com termômetros próximos dos 40°C. Dados do Sistema de Proteção Amazônia (Sipam) apontam que diversas cidades rondonienses devem registrar 39°C já nesta quinta-feira (21).
Apesar de se abster de divulgar informações sobre a onda de calor, o Sipam divulgou que as temperaturas nesta semana estão com potenciais altos.
Os termômetros devem marcar máximas de 39°C nas cidades de Ji-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.
Os dados do Sipam apontam também que a capital, Porto Velho, deve registrar 35°C na quinta-feira.
Segundo a Climatempo, alguns dias desta onda de calor poderá ser comparada à mesma que o Brasil viveu na primavera de 2020.
O que é essa onda de calor?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, que é quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.
Com essa situação, a configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.
Veja Também
Rondônia na rota do calor extremo esta semana, alertam institutos de meteorologia
OAB Rondônia lança Campanha Solidária “SOS Juntos Por Porto Velho”, para apoiar vítimas da cheia
Energisa: entenda sua conta de energia elétrica e obtenha dicas de consumo consciente
Servidores denunciam sobrecarga, falta de alimentos e cardápio inviável nas escolas de Porto Velho