Rondônia, 23 de novembro de 2024
Geral

Onde a Lei funciona: No Acre, PF desencadeia operação para prender quem faz queimadas

A Polícia Federal juntamente com o IMAC, o IBAMA e com o apoio da Operação Sentinela deflagrou a terceira etapa da Operação Floresta Viva. A operação consiste em várias ações operacionais à procura de focos de incêndio e situações de flagrante delito de uso de fogo. O objetivo principal é identificar, autuar e prender os indivíduos que cometem ou cometeram delitos ambientais, especificamente, os incêndios criminosos.



Desde o dia 21/08 (sábado), equipes compostas de Policiais Federais, Fiscais do IBAMA, do IMAC e a Força Nacional trabalham diuturnamente em busca de queimadas ilegais e seus autores. As equipes percorrem dezenas de quilômetros por terra e pelo ar utilizando o helicóptero do Governo do Acre.

A Polícia Federal em parceria com o IBAMA e com o Governo do Estado através do IMAC vem executando a identificação dessas áreas e efetuando as sanções cabíveis para que sirvam de forma punitiva e educativa com o objetivo de prevenir os desflorestamentos e as queimadas ilegais.

Desde o dia 21/08 (sábado), equipes compostas de Policiais Federais, Fiscais do IBAMA, do IMAC e a Força Nacional trabalham diuturnamente em busca de queimadas ilegais e seus autores. As equipes percorrem dezenas de quilômetros por terra e pelo ar utilizando o helicóptero do Governo do Acre.

“O estado de alerta emitido pelo Governo do Acre devido à espessa cobertura de fumaça na capital e no interior causada pelos incêndios representou um fator decisivo para que estas medidas de repressão fossem tomadas”, afirma o Delegado Harry Fábio Taveira, chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no Acre. “Além da questão puramente criminal, a fumaça das queimadas representam um caso de saúde pública”, complementou o delegado.

Paralelamente às ações repressivas, a Operação Floresta Viva nesta sua terceira fase incluiu uma extensa agenda de palestras educativas e orientação aos moradores dos projetos de assentamento em nosso estado. A parceria da Polícia Federal com o INCRA com o Governo do Estado do Acre e também o IBAMA vêm dando frutos positivos no combate às queimadas nna avaliação do Delegado Harry.

Nos primeiros dois dias de trabalho foram realizadas 15 autuações e 26 notificações além da averiguação de cerca de 100 focos de calor detectados pelo SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia).

Desmatamento e queimadas são enquadrados como crimes ambientais e podem resultar em penas de até 4 anos de prisão. As atividades da Operação Floresta Viva III devem se estender enquanto durar o Estado de Alerta decretado pelo Governo local.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ibama/Prevfogo em Rondônia antecipa ações para a próxima temporada de seca no Estado

Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro

Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais

Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados