Ônibus para comunidade Santa Marcelina e Hospital de Câncer será gratuito
Os usuários de transporte coletivo de passageiros que utilizam a linha da comunidade Santa Marcelina e Hospital de Câncer da Amazônia, localizados na BR-364, serão atendidos, a partir do próximo dia 23 de janeiro, com uma linha social implantada pela Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).
Segundo a prefeitura, além de gratuita em todo o percurso, a linha terá a vantagem de redução do tempo de duração das viagens. Cada balão será reduzido em 50%, caindo de 55 minutos para 30 minutos numa extensão total de 29 quilômetros, por conta da mudança no itinerário.
A linha começará na Comunidade Santa Marcelinha, vindo pela BR-364 até o terminal do Bairro Ulisses Guimarães e voltando ao local de partida. Do terminal, os passageiros poderão pegar outras linhas para chegar a seus destinos.
A Semtran explica ainda que, no terminal Ulisses Guimarães, no bairro do mesmo nome, chegam e saem ônibus a cada 10 minutos, possibilitando ao usuário a possibilidade de redução em seu tempo de viagem.
“Atualmente, o percurso da linha Santa Marcelina dura, em média, duas horas, com 55 minutos de frequência entre cada viagem. Com o novo itinerário, passará a ter 30 minutos, além de aumentar de 16 para 32 balões ao dia”, informa o engenheiro João Luiz de Sousa, gerente de estudos e planejamento de transporte da Semtran.
Circularão nesse trajeto dois ônibus adaptados, sem a necessidade de cobrador.
Hoje, de acordo com dados da Semtran, as linhas que saem do Ulisses Guimarães são as seguintes: Ulisses via Hospital de Base, frequência de 20 minutos, com 8 carros; Ulisses via JK, 35 minutos, com 3 carros: São Francisco, 20 minutos, com 8 ônibus, e Ulisses via BR, frequência 25 minutos, com quatro veículos.
“Sai, em média, uma linha a cada 10 minutos do terminal Ulisses Guimarães que podem acessar a rota Santa Marcelina. Uma outra opção é utilizar a linha Bairro Novo, com frequência de 45 minutos, partido desse bairro”, acrescenta João Luiz.
Veja Também
Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024
Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira