Operação da Sefin e PM para cobrança do IPVA
Considerando que a inadimplência relativa ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi da ordem de 45% em 2012, em Rondônia, o governo do Estado realizará no próximo dia 28, através da Secretaria de Finanças (Sefin), operação conjunta com a Polícia Militar para viabilizar essa cobrança. O não pagamento desse tributo, conforme lembrou o coordenador-geral da Receita Estadual, Acyr Rodrigues Monteiro, além de infringir a lei, causa sérios transtornos à administração, refletindo diretamente no atendimento das demandas precípuas do Estado, como segurança, saúde, educação e remuneração de servidores; e, consequentemente, dos municípios, aos quais pertencem 50% da arrecadação do IPVA.
A ação é necessária porque o dinheiro do imposto não pago é o que falta para o atendimento das demandas, tanto do Estado quanto dos municípios, reforçou Monteiro.
Ainda de acordo com o coordenador-geral da Receita Estadual, os devedores do IPVA poderão se antecipar a essa cobrança, efetuando o pagamento e evitando acréscimos legais, bem como, o pagamento das custas devidas em processo de cobrança via execução judicial. Alertamos que o prazo para adesão ao Refaz-IPVA, conforme dispõe a Lei 2.926, de 19 de dezembro de 2012, se encerra no próximo dia 31, observou Acyr Monteiro.
Participarão da ação, auditores fiscais de tributos estaduais e policiais militares da Companhia Independente de Trânsito.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes