Rondônia, 07 de outubro de 2024
Geral

Operação de combate a queimadas tem inicio em Rondônia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) iniciou os trabalhos de visitas aos proprietários de lotes que ficam às margens das rodovias e estradas vicinais, sensibilizando os mesmos para que não utilizem o fogo para a preparação do solo para o plantio, agropecuária ou qualquer outra atividade, informando que tal prática caracteriza crime ambiental além de causar a degradação do solo pela perda de nutrientes.

De acordo com a Coordenadoria de Proteção Ambiental da Sedam, que é responsável pela Operação, o trabalho de conscientização é feito com cada produtor da região, que depois receberão uma notificação preventiva na qual o mesmo será informado a respeito das sanções previstas na Legislação Ambiental para quem realizar a queimada a céu aberto.

Estes trabalhos de notificação preventiva já vêm sendo realizados desde 2007, e os agentes de proteção ambiental estão percebendo uma boa receptividade dos proprietários de lotes rurais que aceitam com facilidade as orientações. Os agentes de proteção ambiental afirmam que alguns proprietários de lotes rurais muitas vezes não sabem da proibição da queimada a céu aberto e desconhecem a necessidade da autorização dos órgãos ambientais para a realização de tal prática.

Os agentes de proteção ambiental já passaram pelo Distrito de Extrema, Nova Califónia, Vista Alegre do Abunã, Triunfo, municípios de Itapuã D’oeste, Candeias e Estradas Vicinais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável

Forte chuva pode aumentar abstenção em Porto Velho

Vídeo: Mariana destaca campanha limpa e em caso de segundo turno, diz manter os princípios

TJRO confirma pena de 9 anos de prisão a técnico de enfermagem que estuprou paciente em Rondônia