Rondônia, 05 de novembro de 2024
Geral

Operação de forças federais não tem prazo para acabar

Começou nesta segunda-feira e sem previsão para término, a Operação Dinizia que tem como principal objetivo coibir ilícitos ambientais relativos à exploração e industrialização ilegal de produtos e subprodutos florestais, especialmente o combate aos “créditos virtuais”, o “esquentamento” de madeira ilegal, muitas vezes proveniente de Terras Indígenas e Unidades de Conservação.
Esta operação será deflagrada em Porto Velho, especialmente nos distritos de Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. Participam da operação: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama; O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio; a Polícia Federal – PF, a Força Nacional de Segurança – FN, a Polícia Rodoviária Federal – PRF e o Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, que em conjunto formam a Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais – CICCIA.

Dinizia excelsa Ducke é o nome científico da popular Faveira Ferro ou Angelim Vermelho, uma das árvores de maior porte e altura da Região Norte. É uma madeira muito pesada e resistente e vastamente utilizada na construção civil, sendo por isso, uma das espécies mais exploradas ilegalmente na Amazônia, daí surgiu a inspiração para o nome da Operação.

Segundo o Superintendente do Ibama de Rondônia, César Guimarães, “a união dos órgãos federais em ação conjunta é a maneira mais viável para combater os ilícitos ambientais. Ação que se apresenta coroada pela integração das entidades que compõem o CICCIA”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PF PRENDE IRMÃO DO DEPUTADO LEBRÃO POR GRILAGEM E EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA

IRMÃO DE LEBRÃO ENVOLVIDO COM QUADRILHA: CONFIRA EM VÍDEO COLETIVA DA PF

JUSTIÇA NEGA REGALIAS A IRMÃO DE DEPUTADO QUE ESTÁ PRESO NO URSO PANDA

Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina