Operação no Rio Madeira prende seis pessoas por garimpagem ilegal
A Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), deu início a terceira fase da Operação Integrada Azougue que tem como foco combater a extração de ouro e outros minérios em área de proteção ambiental (APA) no Rio Madeira, em Porto Velho. A ação começou na quarta-feira (1º) e seis pessoas foram presas em flagrante, além de porções de ouro e mercúrio, dragas e embarcações foram apreendidas. Foram ainda lavradas multas que giram em torno de R$ 300 mil. Nesta quinta-feira, a ação continua com a retirada das embarcações dos rios.
De acordo com o tenente coronel André Glanert, a operação fiscaliza uma extensão de e 19 quilômetros que compreende desde as barragens da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, até a curva do Belmont. “A operação começou ontem e seis pessoas foram presas em flagrante na atividade de exploração. Foram lavrados os termos de apreensão e agora eles vão responder na Justiça. Os presos foram levados para a Superintendência da Polícia Federal e as dragas ficam com um fiel depositário, até a justiça solicitar”, explica.
A operação denominada Azougue em referência ao material utilizado para separar as impurezas do ouro garimpado . Polícias Militar, Civil e Federal, além da Sociedade de Portos e Hidrovia (Soph), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marinha, Exército, Companhia de Operações Especiais (COE), Gefron e Núcleo de Operações Aéreas (NOA).
Segundo o tenente coronel, a garimpagem ilegal deixa muitos prejuízos ambientais, sociais e ainda financeiros. “Nós sempre damos a oportunidade para que eles se regularizem e saiam da APA. Há locais que tem autorização para a garimpagem legal, mas acredito que a expectativa de lucro faz com que muitos ainda permaneçam da ilegalidade”, diz
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes