Operação Potência apreende jet-ski e várias motos
Vários veículos, como como jet-ski e motos, foram apreendidos nesta terça-feira (12) em Guajará-Mirim, na fronteira do Brasil com a Bolívia. A apreensão faz parte da Operação Potência, deflagrada para para combater o tráfico internacional de drogas em Rondônia, Maranhão e Pará, pela Polícia Federal.
Estão sendo cumpridos 85 mandados, sendo 35 de prisão preventiva, 37 de busca e apreensão, cinco conduções coercitivas e oito de suspensão de atividades empresariais, expedidos pela Justiça Federal em Guajará-Mirim. Em Rondônia, a Polícia Federal cumpre mandados nas cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho. Além delas, os policiais federais cumprem mandados em Açailândia (MA) e Altamira (PA).
Durante as investigações relacionadas à Operação Potência, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas com base em Guajará-Mirim e ramificações na capital Porto Velho e em outros estados. O grupo operava em um sistema de “consórcio de drogas”, que consiste na articulação de vários compradores para adquirirem a cocaína dos fornecedores bolivianos de Guayaramerín, na Bolívia, e realizar a remessa única das substâncias ilícitas para o destino final.
Alguns dos integrantes, residentes em Guajará-Mirim, eram responsáveis pela negociação, travessia e armazenamento da droga, além de construírem os disfarces nos veículos transportadores, sendo que o chefe do esquema era conhecido pelo apelido de “Potência” – surgindo daí o nome da operação.
Os criminosos utilizavam uma ilha no Rio Mamoré como ponto de apoio para introduzir a substância ilícita no Brasil. Após o esconderijo, a cocaína era levada para Porto Velho, de onde o transporte dos entorpecentes era realizado para as regiões de Açailândia, Altamira e Belém (PA).
No período investigado, os integrantes da organização criminosa movimentaram mais de R$ 4 milhões em contas bancárias próprias e de “laranjas”, além de utilizarem várias empresas de fachada para lavagem dos valores obtidos com o tráfico de drogas.
Entre 2015 e 2016 foram realizadas apreensões de drogas da quadrilha, que somaram aproximadamente 95 quilos de cocaína (cloridrato e pasta base), o que acarretou na prisão em flagrante dos envolvidos e apreensão dos veículos utilizados para esconder os entorpecentes.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes