Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Organização do revezamento da tocha olímpica é discutida por força tarefa

A organização do revezamento da “Tocha Olímpica Rio 2016”, começou a ser discutido pela Prefeitura de Porto Velho em uma reunião realizada nesta segunda-feira, 25. A tocha que percorrerá mais de 300 cidades brasileiras estará na capital rondoniense no dia 22 de julho. A força tarefa responsável pela organização do evento é formada pelas secretarias de Esporte e Lazer (Semes), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdestur), Transportes e Trânsito (Semtran), Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar.

O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dos condutores está encerrado e em Porto velho, além de pessoas comuns, também estarão no revezamento pessoas que se destacaram nos esportes e em outras áreas também. “Estamos preparando uma programação à altura do acontecimento. Por isso estamos discutindo nessa reunião a questão da segurança que terá que ser garantida, o melhor trajeto para evitar problemas. E já tá definido que a tocha olímpica percorrer as principais vias e locais turísticos da cidade”, explicou o secretário Rafael Claros, da Semes.

A chama olímpica está prevista chegar por volta das 10h, do dia 26, no Aeroporto Jorge Teixeira. No local ela será recebida pelo prefeito Mauro Nazif. A primeira parada da tocha em terras portovelhenses será na comunidade de São Sebastião, localizada na margem direita do Rio Madeira. O símbolo olímpico será conduzida em uma embarcação, mas irá apagada. A tocha só será acesa na Praça das Três Caixas D′água, por volta das 13h, de onde será iniciado o percurso de cerca de 40 quilômetros. O ponto final será no complexo turístico da estrada de ferro Madeira-Mamoré, onde deverá chegar por volta das 19h.

Durante o trajeto em alguns pontos haverá apresentação de shows artísticos. Em dois locais — no início e no final do percurso — haverá dois grandes shows. Os artistas que vão se apresentar ainda estão sendo definidos pela Funcultural, responsável pela programação artística.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mais de 191 mil rondonienses já enviaram as declarações do Imposto de Renda 2024

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas