Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Órgãos de trânsito iniciam Campanha Maio Amarelo em Rondônia

Abertura da campanha ocorreu na manhã desta terça-feira (Foto: Francisco Abreu/Rondoniagora)

Aconteceu na manhã desta terça-feira (2), em Porto Velho, no Departamento Estadual de Transito (Detran), o lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo 2017. O objetivo de prevenir os acidentes de trânsito e alertar a população a importância de respeitar as leis. Na oportunidade, foram entregues 22 motocicletas patrulhas, balões sinalizadores e equipamentos para a Polícia Militar (PM), adquiridos entre o Detran e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para ações de segurança no trânsito.

Para intensificar as atividades da Lei Seca e na educação de trânsito também foram entregues duas caminhonetes, 14 motos e uma van. Os veículos serão distribuídos na capital e em cidades do interior do estado.

O Maio Amarelo é uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo uma ação coordenada entre o poder público e sociedade civil.

“Nosso trabalho é diminuir o número de vítimas no trânsito que é assustador em todo o país. Está comprovado que beber e dirigir não combina então nós queremos prevenir esses acidentes porque eles causam prejuízo físico, gastos de dinheiro e prejuízo de trabalho e essas são as nossas metas”, disse o governador Confúcio Moura.

Segundo o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, esse movimento é para alertar a população. “Nós queremos alertar e educar a população de que é importante respeitar as leis não usando o celular enquanto dirigimos, respeitando faixas, sinalizações, respeitar o sinal vermelho e não dirigir embriagado”, disse o diretor.

Para o diretor da Companhia Independente de Trânsito, coronel Alexandre de Lima, a campanha vai ajudar ainda mais na redução dos acidentes no estado. “Com essa e outras ações que realizamos, nós queremos diminuir o índice de acidentes que ano passado já mostrou um bom sinal. As blitz Lei Seca, também nos trás resultados significantes referentes a números de acidentes por embriagues, então vamos intensificar todas as nossas ações esse mês e em todo o ano”, disse.

Durante todo o mês serão desenvolvidas palestras em escolas e ruas sobre os respeitos às leis de trânsito, orientações de educativas na capital e no interior.

Motos, caminhonetes e vans vão ajudar a melhorar a fiscalização de trânsito (Foto: Francisco Abreu/Rondoniagora)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6