Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Pacientes curados do Coronavírus somam 44% em Rondônia

O número de curados da Covid-19 em Porto Velho chegou a 1.401, segundo informou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (29).
No total, 1.869 pacientes infectados foram curados da doença em todo o Estado, somando um total de 44%. “Isso nos deixa muito feliz em saber que nossos rondonienses estão curados. Vamos continuar trabalhando para que esse número aumente ainda mais”, disse Fernando Máximo.

De acordo com o secretário, 100% dos leitos de UTI do Cemetron estão ocupados. Na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), a ocupação chegou a 77%. No Hospital Samar, 93,3% dos leitos de UTI também já estão ocupados. Em Cacoal, 18% dos leitos também estão ocupados.

Sobre os leitos clínicos, Fernando Máximo informou que 63% dos leitos do Cemetron estão ocupados, no Hospital Samar o número chegou a 73% e no Hospital Santa Marcelina 73%.

Durante a coletiva, o secretário enfatizou a cura de 100% dos pacientes positivados com o Coronavírus nos municípios de Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste e Machadinho do Oeste.

Servidores

De acordo com a Sesau, 874 servidores foram afastados de suas funções, entre eles casos confirmados, suspeitos e do grupo de risco. Outros 180 profissionais de saúde que atuam no Hospital João Paulo II, testaram positivo para Covid-19. No Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, 129 servidores foram infectados com a doença. O número de curados subiu para 398.

Além de casos de Covid-19 confirmados em servidores do João Paulo II e Hospital de Base, também foram registrados casos de trabalhadores infectados no Hospital Infantil Cosme e Damião, Lacen, Cemetron, Hospital Regional de Cacoal, Heuro, no hospital da rede pública de Buritis e em Extrema, elevando o número de positivados da área da saúde.

Barreira Sanitária
A diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo, disse que os trabalhos continuam sendo realizados em todo o Estado. “Alguns casos que foram detectados na barreira, como por exemplo, em Vilhena e em outras localidades, nós encaminhamos para a vigilância epidemiológica do município para que eles acompanhem esses casos. Isso é feito toda vez que algum caso é detectado”, explicou.

Guajará-mirim

Fernando Máximo informou que a equipe enviada para a cidade composta por médicos, enfermeiros, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, Agevisa, responsáveis por administrar essa situação de crise em Guajará-Mirim, continua na cidade. “A taxa de mortalidade que antes era de 60%, agora está em 10,8%, podendo ser considerada uma boa redução. As coisas estão se endireitando, caminhando para melhorias importantes naquela cidade. Nossa equipe continua firme e forte na região, dando todo o suporte necessário”, disse o secretário.

São Miguel do Guaporé

O mesmo trabalho que está sendo realizado em Guajará-Mirim com o aumento no número de testes de PCR e testes rápidos, reforço na barreira sanitária, reforço no acompanhamento dos pacientes internados e casos confirmados, também será feito no Município. "As equipes estão na cidade, intensificando os trabalhos em parceria com o município”, finalizou Fernando Máximo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6