Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Pacientes lotam postos de saúde em busca da vacina contra a gripe em Porto Velho

Várias pessoas procuraram as unidades de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe no primeiro dia de vacinação em Porto Velho. Nesta terça-feira (24), a movimentação nos postos deve aumentar. A meta para este ano é imunizar 112 mil pessoa até o fim Campanha Nacional de Vacinação na capital de Rondônia.

Francisco de Assis, de 41 anos, não faz parte do grupo de risco, mas levou a filha de apenas 2 anos para ser imunizada. “Eu a trouxe porque tenho medo de ela pegar essas gripes que estão deixando as pessoas de cama e pode levar até a morte. Quem não tomou a vacina ou não trouxe seu filho para vacinar eu recomendo que venha o mais rápido possível até porque a doença não espera”, diz.

Já o aposentado Raimundo Nonato está pelo segundo ano consecutivo buscando a imunização. “Como já tenho mais de 60 anos é bom prevenir. Graças a Deus eu não gripei desde quando tomei a primeira dose e por isso vim reforçar para não ficar doente. A vacina previne mesmo a doença e eu recomendo”, garante o aposentado.

A dona de casa Aline Brito, de 26 anos, estava na fila para vacinar a filha de 4 anos. “Na outra campanha eu fui uma das primeiras a chegar ao posto pra vacinar minha filha e hoje eu vim de novo. É muito importante essa vacina porque como ela é criança essa gripe deixa a pessoa muito fragilizada e não quero isso pra minha filha”, avalia.

A técnica de enfermagem Valeria França destaca a importância da vacina principalmente para as pessoas em estado de vulnerabilidade. “Todos nós sabemos a importância dessa vacina para evitar a gripe. Devemos destacar que as pessoas que estão em estado de vulnerabilidade precisam procurar o posto mais próximo de sua residência para tomar a vacina o mais rápido possível”, destaca.

Sobre as reações, a coordenadora de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, informa que é normal e esperada após o paciente ser imunizado podendo causar febre, dor de cabeça e mal-estar em alguns casos. A imunidade tem duração de 12 meses e por isso tem que ser imunizado anualmente nos postos de vacinação disponíveis.

Os postos de vacinação ficarão abertos das 8h às 17 horas com uma equipe disponível somente para atender a população que procura a vacina, sem intervalo para almoço.

Podem tomar a vacina oferecida pelo SUS nas unidades de saúde:
Crianças de 6 meses a 5 anos
Gestantes
Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
Pessoas com mais de 60 anos
Profissionais da saúde
Professores da rede pública e particular
População indígena
Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
Pessoas privadas de liberdade
Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Cerca de 30% do público alvo ainda não se vacinou contra a gripe em Rondônia

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema