Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Pacientes reclamam da estrutura precária de Caps em Porto Velho

A situação é delicada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Três Marias, na Rua Equador, Bairro Nova Porto Velho em Porto Velho, denunciam pacientes e familiares. Os motivos são a falta de ar condicionado nas salas para atender os pacientes, a piscina inutilizável por falta de cuidados específicos, e a grande quantidade de goteiras que existem no local quando chove.   

Mantido pela Prefeitura, os problemas são antigos. O abandono faz parte da rotina dos funcionários e pacientes há mais de sete anos. São atendidos aproximadamente cerca de 50 pacientes diariamente.

 A unidade não possui placa de identificação, extintores de incêndios para casos de emergência, o forro antigo possui mofo em algumas partes onde cai água das goteiras e as paredes com várias infiltrações. Outro problema identificado pelos pacientes é a falta de acessibilidade para os cadeirantes e deficientes visuais.

O Caps foi criado para a ressocialização de usuários do sistema de saúde mental. Os serviços são oferecidos aos hospitais públicos e hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (Sus). Oferecem consultas, medicamentos e atendimento com profissionais como psicólogo, psiquiatra e assistente social.

A diretora, Marinete da Conceição, reconhece as dificuldades que a unidade vem enfrentando. “Nós reconhecemos que esses problemas são verídicos, eu estou indo quase que diariamente na secretaria responsável, para reivindicar melhorias para nossos pacientes e até mesmo para os funcionários, mas até agora nosso pedido não foi atendido”, disse a diretora.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Forças de segurança cumprem dezenas de mandados na oitava fase da Operação Audácia

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema