Pacientes são transferidos do João Paulo II para tratamento em hospitais públicos e privados

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou 43 transferências inter-hospitalares na quarta-feira (12), de pacientes do pronto socorro João Paulo II para hospitais públicos estaduais e privados. A maior parte dos pacientes considerados de urgência realizam tratamento na especialidade de ortopedia.
Segundo a Sesau, 18 pacientes com perfil ortopédico foram encaminhados para o Hospital de Retaguarda de Rondônia; 9 foram para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro para tratamento em diversas especialidades; 5 pacientes foram encaminhados para o Cemetron e 11 para o Hospital Santa Marcelina, conveniado ao governo.
O secretário adjunto da Sesau, Maxwendell Batista explica que a superlotação no João Paulo II aconteceu de forma inesperada: “Recebemos muitos casos de acidentes domésticos e acidentes de trânsito em Porto Velho, para atendimentos de alta complexidade no João Paulo II, e diante disso nos deparamos com uma demanda maior do que a nossa capacidade”, disse.
O gestor ainda explica que desde o último final de semana, várias ações foram desenvolvidas, como transferências de pacientes, bem como monitoramentos vêm sendo realizados pelos profissionais para que todos os pacientes acolhidos, recebam a assistência em saúde necessária para o tratamento médico.
Em média, cerca de 10 procedimentos cirúrgicos de emergência são realizados por dia no Pronto Socorro, e o grande fluxo de demanda é oriundo de acidentes de trânsito. De janeiro a julho deste ano, foram registradas 2.341 entradas de pacientes vítimas de acidentes com automóveis, atropelamentos, bicicletas e motocicletas na unidade.
Veja Também
Bloco “Até Que a Noite Vire Dia” homenageia bairro Mocambo no desfile de fevereiro
Mais de 44 mil carteiras de identidade prontas não foram retiradas em Rondônia
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares com dicas práticas e divertidas