Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Padre fala sobre celebrações da Semana Santa: “não existe Páscoa sem ressurreição”

O Domingo de Páscoa está se aproximando e as celebrações religiosas, que marcam a paixão, morte e ressurreição de Cristo continuam em Porto Velho. Nesta sexta-feira, os fiéis saem em procissão, a via sacra, para lembrar o percurso de Jesus até a crucificação. As celebrações do Tríduo Pascal tiveram início na quinta-feira e seguem até o domingo.

Segundo o Frei Luciano Sousa Santos, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Páscoa é a festa central da fé e simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. “A fé cristã se baseia na vida eterna, então a Páscoa é o grande ápice onde Jesus passa por todo seu sofrimento, pela paixão, pela morte mas acima de tudo pela ressurreição. É o grande acontecimento da história, aonde alicerçamos nossa fé, crença, tudo aquilo que acreditamos. Páscoa é acelebração de vida nova, de eternidade”, explica o pároco.

Antes da Semana Santa, os fiéis católicos viveram a quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. “Todo ano a Páscoa é antecedida por um período quaresmal, aonde o povo de Deus é levado a refletir sobre a sua própria vida, na busca da sua conversão sobre três grandes alicerces: a oração, que nos aproxima de Deus, o jejum que nos leva a deixar de lado alguma coisa que gostamos muito para se tornar caridade, e a penitência que está também na solidariedade. Lembrando que a nossa mão direita não saiba o que a esquerda faz”, diz Frei Luciano.

Sobre a celebração da Semana Santa, o padre destaca que a fé se baseia desde o domingo de Ramos, quando Jesus “entra triunfante em Jerusalém e é proclamando rei. Nós temos a festa da quinta-feira santa, onde se inicia da celebração do Tríduo Pascal, com a celebração da eucaristia, onde reuniu os discípulos, e tem ainda o lava-pés, que mostra simplicidade, doação, serviço para o próximo. Nesse período, somos convidados a sofrer, morrer e ressuscitar com Jesus Cristo”.

No domingo de Páscoa, quando muitos trocam ovos de chocolate, fazem almoço em família, o padre pede que se lembrem do verdadeiro significado da data. “O central é a ressurreição. Páscoa é isso. Porém, nesse momento em que você está celebrando o Jesus ressuscitado, você gosta de fazer alguma coisa de bom para quem está ao a seu lado. E você tenta adoçar a vida dessa pessoa. Não somos contra chocolate, ovo de Páscoa e, se você ama essa pessoa, pode e quer presentear alguém que o faça. Mas que isso não substitua a grande centralidade da festa que é ressurreição. O coelhinho traz a alegria para as crianças, mas Jesus traz a ressurreição, e não existe Páscoa sem ressurreição”, reafirma Frei Luciano.

Confira o horário das celebrações no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Endereço - Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Avenida José Amador dos Reis, 2810, JK I.

Sábado (31)
Às 7 horas - Oração das Lourdes e Encontro de Nossa Senhora das Dores com Jesus
Às 19h30 – Missa de aleluia, batismo Vigília Pascal

Domingo (1º)
7h30 e 19h30 – celebrações do Domingo da Ressureição

Catedral Sagrado Coração de Jesus
Sábado (31)
Às 20h - Vigília Pascal


Domingo (1º)
Às 6h30, 8h, 18h e 20h – Celebrações do Domingo da Ressureição

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6