Rondônia, 03 de maio de 2024
Geral

Pais de alunos lotam Semed em busca de vagas nas escolas municipais

Para organizar atendimento, eles foram colocados no pátio da secretaria após receberem senhas (Foto: Uil Cavalcante)

Após a divulgação da lista da segunda chamada escolar, muitos pais ainda buscam por vagas para seus filhos na rede pública municipal e, na manhã desta quarta-feira (16), eles lotaram a Secretaria de Educação Municipal (Semed) de Porto Velho com a esperança de conseguir uma das mil vagas oferecidas pela Prefeitura para o ano letivo 2019, que começa no dia 4 de fevereiro.

Maria do Socorro Conceição, de 35 anos, chegou cedo à Semed em busca de vaga para a filha que vai fazer o Pré II. “Eu cheguei aqui, mas não estou com esperança de conseguir uma vaga porque tem muita gente. Se eu não conseguir vaga, eu não sei o que faço porque essa é a segunda vez que tento e não consigo matricular minha filha”, disse a mãe.

Em busca do encaminhamento, Daiana Moraes conseguiu uma vaga para seu filho no 5ª ano do ensino fundamental e agora aguarda na fila para levar a documentação para a escola. “O nome do meu filho estava na lista e eu vim cedo pra cá para pegar o encaminhamento de qual escola ele vai estudar. Eu estava sem esperança nenhuma de conseguir porque as aulas já estão para começar, mas graças a Deus deu certo e meu filho vai estudar”, comemorou a mãe.

O secretário de educação, César Licório, explica que não é necessário que os pais se desloquem ou durmam na Semed atrás de vaga. “Parte dessas pessoas que estão aqui foram contemplados com o nome na lista da segunda relação de vagas da secretaria e estão aqui para pegar o encaminhamento. Eles não precisam ficar aqui porque nós já avisamos que eles podem procurar as escolas diretamente se o nome estiver na relação disponibilizada”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, não é garantido vaga para todos já que a prioridade é para os alunos do 1ª ao 5ª ano. “A gente pede que esses alunos que são prioritários e que não foram chamados na primeira ou segunda chamada, esperem passar essa semana e na próxima podem retornar a secretaria que vamos dar um jeito de colocar em sala de aula”, garantiu César Licório.

O secretário disse que o município ainda está com cerca de mil crianças fora de sala de aula e para resolver isso uma equipe será enviada para as escolas para fazer um balanço de todos os que foram contemplados na chamada escolar, na primeira e na segunda lista. “Tem caso de algumas escolas que os diretores querem manter 20 alunos em sala, mas sabemos que tem espaço para 30 e isso nós vamos trabalhar para preencher essas vagas”, afirmou.

No final de março, está prevista a entrega de uma escola que está sendo construída pelo supermercado Irmãos Gonçalves no residencial Orgulho do Madeira. Serão 12 salas de aula e muitos alunos que estão espalhados nas escolas distantes do residencial serão transferidos para a nova escola. “Com isso, serão liberadas mais vagas nas escolas para outras crianças”, finalizou César Licório.

Pais buscavam informações na Semed (Foto: Uil Cavalcante)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Semed divulga listão da segunda chamada escolar; matrículas começam nesta quarta-feira

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando