Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Pais e estudantes liberam BR-364 após 17 horas de protesto

Após cerca de 17 horas de protesto, a BR-364 foi liberada por pais e estudantes de Jacy-Paraná e região que exigiam o retorno do serviço de transporte escolar, paralisado há pelo menos um mês. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto foi pacífico, mas chegou a causar um congestionamento de 10 km, no dois sentidos da rodovia.

A manifestação começou por volta das 5h30min de quarta-feira (26) e foi encerrada no mesmo dia às 22h20min. Segundo o grupo, a falta de transporte escolar está prejudicando o ano letivo, já que em muitas escolas ainda não iniciou nem o terceiro bimestre. Além disso, muitos estudantes devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro e estavam sendo prejudicados com a interrupção das aulas. A paralisação do serviço atinge cerca de 2 mil alunos dos distritos do Eixo da BR e Baixo Madeira.

Em reunião com representantes das empresas e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) cobrou o retorno do serviço. As empresas - Amazon Tur, Rondonorte e Flecha Turismo - afirmaram que estavam sem receber há mais de dois meses e só retornariam as atividades com a efetivação do pagamento. No entanto, a Semed disse que a Secretaria Estadual de Educação atrasou o repasse no pagamento do convênio o que causou o atraso.

Na quarta-feira, a Semed garantiu que os pagamentos foram efetuados e até a próxima segunda-feira (31), todas as empresas retornam a prestação do serviço.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Falta de pagamento paralisa transporte escolar em Porto Velho

Alunos da área rural da rede municipal de Porto Velho estão sem transporte

Sintero cobra solução para a falta de transporte escolar na zona rural de Porto Velho

Estudantes de Jacy-Paraná bloqueiam BR-364 para reivindicar retorno do transporte escolar

BR-364 segue fechada em Jaci-Paraná