Palestra sobre Criminologia Clínica e Execução Penal é nesta sexta em Porto Velho
Os Modelos de Criminologia Clínica e Execução Penal serão temas de palestra e mesa de debate promovidas pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPEMA), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), nesta sexta-feira, dia 29 de maio, das 8h às 12h, no auditório do Edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
A palestra será ministrada pelo psicólogo e professor da Universidade de São Paulo – USP, Alvino Augusto de Sá, para discutir a criminologia clínica e sua aplicação na execução penal, que consiste no estudo dos fatores sociais e individuais que promovem e facilitam a criminalização do indivíduo e sua vulnerabilidade perante o sistema punitivo. O objetivo dessa área do Direito é a busca por conheer o sujeito encarcerado como pessoa e suas verdadeiras motivações para a conduta criminosa, buscando a identificação de sua história de marginalização social e psíquica.
Reintegração
O professor da USP também discutirá a reintegração sociedade-cárcere, por meio das experiências do Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC), idealizado pelo palestrante e pelo professor Sérgio Salomão Shecaira, que desde 2006 vêm estudando temas relacionados à Criminologia Clínica. O projeto, adotado em diversos estados e pelo Ministério da Justiça, parte do entendimento de que a reintegração sociedade-cárcere deve ocorrer de forma mútua e ambas as partes, sociedade e encarcerados, precisam ser preparadas para conviver harmonicamente. Essa preparação ocorre através do diálogo horizontal e direto entre comunidade acadêmica e pessoas presas, proporcionada pelo projeto.
Após a palestra haverá um debate sobre os temas, mediado pelo Juiz de Direito Sérgio William Domingues Teixeira, com a presença de membros do Ministério Público Estadual, Conselho Penitenciário do Estado e Universidade Federal de Rondônia.
Inscrições
O evento é voltado a profissionais do Tribunal de Justiça atuantes nas execuções penais ou no cumprimento de medidas socioeducativas de internação, defensores públicos e equipe de assessoria psicossocial, comunidade acadêmica, especialmente dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Ciências Sociais.
As inscrições estão sendo realizadas pela VEPEMA, pelo e-mail sociopedagogicovepema@gmail.com ou pelo telefone (69) 3217-1181 (Eliana).
Veja Também
SEAC Rondônia repudia violência sexual contra trabalhadora em UPA de Porto Velho
Judiciário de Rondônia completa 44 anos
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo