PARA CASSOL, "PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO" FOI CRIADO PARA REELEGER FÁTIMA CLEIDE; ESTRATÉGIA DEU ERRADO E AGORA PETISTA SOFRE OJERIZA NAS REDES
Em entrevista ao Rondoniagora, o senador Ivo Cassol (PP-RO) acusou a ex-senadora Fátima Cleide (PT) de ludibriar os servidores públicos com a promessa da transposição cujo principal objetivo era assegurar um segundo mandato a ex-parlamentar. Segundo Cassol, a cúpula do Palácio do Planalto já havia alertado a ex-senadora que não havia interesse em absorver mais de 20 mil trabalhadores rondonienses nos quadros da União. “Mas continuaram iludindo o servidor para tentar a reeleição na época”, disse Cassol. Como não deu certo a estratégia e agora a verdade foi finalmente dita pelo Ministério do Planejamento, Fátima sofre ojeriza nas redes sociais. Para os internautas, Fátima é a principal responsável pelo fracasso da transposição. Quando saiu o parecer da Advocacia Geral da União, a ex-senadora teria ligado para o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, e comemorado a transposição até 1.987. “Que vitória Manoel tivemos em Brasília”, dizia ela ao dirigente sindical, que saiu cabisbaixo da reunião.
Sindicatos prometem protestos
Em 2009, quando a PEC da Transposição passou na Câmara dos Deputados, o ex-senador Expedito Junior (PSDB) alertou que havia uma “pegadinha” e que se votasse a matéria como estava mais de 9 mil servidores ficariam de fora da transposição. E foi exatamente o que aconteceu. 9.064 servidores não tiveram o direito a transpor aos quadros federais. E pior, quem tem direito terá que se contentar com o mesmo salário pago pelo Estado. Na época, Expedito tentou apresentar emendas, mas como o projeto teria que voltar para Câmara, o relator, o senador Valdir Raupp (PMDB), preferiu não arriscar e colocou para apreciação no Senado do jeito que estava.
Sindicatos prometem protestos
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, em entrevista ao Alltv Amazônia direto de Brasília informou que haverá manifestações nas usinas de Jirau e Santo Antônio, além de notas públicas condenando a atitude do Governo Federal. “Nós todos fomos enganados pelo Governo Federal”, explicou Manoel, lamentando a falta de boa vontade da gestão da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, caso a presidente venha mesmo a Rondônia inaugurar as UPAs, o servidor será convocado para fazer uma grande manifestação.
Veja Também
MILITARES CONTRATADOS APÓS 1987 TAMBÉM FICAM FORA DA TRANSPOSIÇÃO
SINDICALISTAS ANUNCIAM ONDA DE PROTESTOS APÓS DECISÃO SOBRE TRANSPOSIÇÃO
Transposição não sai; Cassol indignado com parecer da AGU
Nota Oficial do Governo de Rondônia sobre a transposição
Governo Federal acaba com o sonho da Transposição
Raupp reage indignado ao parecer da AGU sobre Transposição
Tudo sobre o desdobramento da decisão da União sobre a transposição na Alltv; participe