Para Defesa Civil, nível do Madeira ainda não preocupa
O nível do rio Madeira voltou a subir no início desta semana em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. É o que mostra relatório do Departamento de Defesa Civil do Município. Na última semana, o nível das águas media pouco mais de 11 metros. Do último final de semana até agora, atingiu 12,28 metros. Mas a situação é considerada dentro da normalidade.
Se comparado este período ao mesmo do ano anterior, o volume das águas neste ano está pelo menos 3,52 metros abaixo do registrado no ano passado. Fator que segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Reinaldo da Silva, serve de alívio para a população ribeirinha e para o próprio órgão, que tem mantido de sobreaviso equipes dos 24 núcleos espalhados nos distritos do eixo da BR-364, mais aqueles localizados na região do Baixo Madeira.
Temos um Plano de Contingência para atender qualquer eventualidade provocada pelo aumento repentino no volume das águas do rio. Dentro deste plano de ação, já estão cadastradas todas as famílias ribeirinhas vulneráveis que necessitem receber auxílio-moradia durante eventual enchente que provoque desabrigos, informou Silva.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, a enchente deste ano tem ocorrido em menores proporções em virtude das chuvas estarem concentradas na região de Porto Velho e não em sua nascente no Peru, onde o rio Madeira é denominado Beni.
O reflexo dessas chuvas que caem sobre a nossa Capital será sentido na região de Humaitá, explicou Reinaldo da Silva. O nível do rio Madeira só deve começar a baixar a partir do dia 20 de maio.
Veja Também
Márcio Nogueira é reeleito para mais três anos na OAB de Rondônia
Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa
Quase 7.500 advogados podem votar nesta segunda para eleger nova diretoria da OAB-RO
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024