Rondônia, 20 de novembro de 2024
Geral

Para tristeza dos rondonienses, friagem termina nesta quarta-feira, diz meteorologista do Sipam

Há 46 dias sem chuva, apenas algumas pancadas em áreas isoladas, Rondônia teve rápido evento de friagem nesta terça-feira (18), chegando a temperaturas bem baixas, como foi o caso de Vilhena, que atingiu a mínima de 7,5º pela manhã, e em Ji-Paraná com 10, 5º.



Já nesta quarta-feira, o tempo deve voltar à normalidade em relação ao período na região, a manhã deve ter temperaturas mais amenas, mas o tempo deve esquentar no decorrer do dia.

Gama explica que a frente seca de massa polar que atingiu todo o Sul da Amazônia não chegou com banda de nebulosidade, ocasionando apenas uma friagem moderada e rápida. Há possibilidade de outros eventos serem registrados até setembro, mas não há como prever ainda a intensidade e as datas, pois isso depende da movimentação dos sistemas.

Já nesta quarta-feira, o tempo deve voltar à normalidade em relação ao período na região, a manhã deve ter temperaturas mais amenas, mas o tempo deve esquentar no decorrer do dia.

O meteorologista diz que os níveis que tem preocupado e mantido o Sipam em estado de atenção são os índices da umidade relativa do ar, que tem variado entre 20% e 30%. Quanto mais baixa a umidade, mais seco fica o ar e favorece a queimadas e doenças respiratórias.

Quanto às chuvas, Gama afirma que está chovendo menos que o esperado para os três meses em que é comum a estiagem, entre junho, julho e agosto, mas nada além da normalidade. Espera-se de três a cinco eventos de chuva para cada mês, com média abaixo de 50 milímetros de precipitação durante o período. Em setembro, a estiagem deve se encerrar e inicia-se um novo ciclo de chuvas em toda a região.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Temperaturas caem nesta terça-feira em Rondônia

Temperatura ainda estará amena nesta quarta-feira em Rondônia, garante Sipam

Sensação térmica em Vilhena chegou aos 6 graus

Temperaturas despencam nesta terça-feira em todo o Estado