Rondônia, 14 de outubro de 2024
Geral

Parceria com TCE aprimorou administrações municipais, avalia AROM

As administrações municipais evoluíram depois que Tribunal de Contas de Rondônia deixou de ser visto como o bicho-papão. A afirmação foi feita numa quebra de formalidades pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes (PR), durante o VI Encontro de Prefeitos de Rondônia. Representantes do Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, TCE e da Confederação Nacional dos Municípios participaram do evento, que aconteceu em Porto Velho.

Ao término do encontro, o primeiro de 2010, promovido pela AROM, o presidente revelou que, diante da relação de aproximação com o TCE-RO e das disponibilidades oferecidas pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva, que representou o órgão, a associação colocou como uma das metas principais para o ano, ações preventivas de orientações aos prefeitos, além de cursos, seminários e palestras, em parceria o Tribunal, através da Escola de Contas. O conselheiro esteve acompanhado da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira.

Além de evidenciar a importância da parceria estabelecida entre o TCE e a AROM, no sentido pedagógico, onde inúmeros erros de gestão pública e conseqüentes punições são evitados, Laerte desatacou o posicionamento do Pleno no Tribunal, que entendeu, recentemente, que as publicações dos atos das prefeituras no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios é legal. O presidente explicou que as adesões ao sistema implantado no portal da entidade estão resultando em grande economia aos municípios, que passam a contar com mais recursos.

A estreita relação entre a entidade representativa dos municípios de Rondônia (AROM) e o Tribunal de Contas também enfatizada pelo prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Mariton Benedito (Padre Ton). Para ele, a troca de informações entre a associação e o TCE garante o esclarecimento das dúvidas, assegurando assim, a legalidade e transparecia na administração pública, além de refletir de forma positiva à sociedade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Trabalho conjunto entre as Polícias brasileira e boliviana apreede motos roubadas.

Dez comunidades do baixo Madeira recebem água e cestas básicas; cronograma segue até novembro

Judiciário e MP pedem estruturação de delegacias especializadas nas áreas da infância e violência doméstica

Dia D de vacinação contra a gripe acontece no sábado em Porto Velho