Parceria da prefeitura com Eletrobrás levará energia para a Ponta do Abunã

Uma parceria entre prefeitura de Porto Velho e a Eletrobrás Rondônia vai levar energia elétrica de qualidade para a região da Ponta do Abunã, na divisa com o Acre. A união de esforços vai possibilitar que os distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia sejam interligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e recebam energia gerada pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
A parceria foi oficializada na segunda-feira (14), depois que o diretor-presidente da Eletrobrás, Luiz Marcelo Reis e um grupo de técnicos da estatal apresentaram ao prefeito Hildon Chaves o projeto de expansão da rede elétrica, no qual serão investidos cerca de R$ 400 milhões. “Nosso grande problema é a falta de terrenos para construir pequenas subestações nesses distritos”, lamentou Reis.
O prefeito ficou muito entusiasmado e imediatamente se dispôs a colaborar. “A prefeitura vai procurar viabilizar os terrenos para implantação das subestações. Esse projeto é um ganho enorme para a região da Ponta do Abunã. Significa energia firme na quantidade necessária para qualquer tipo de empreendimento. Hoje, a região tem dificuldades para receber uma pequena agroindústria porque a energia é termoelétrica e não suporta a demanda”, explicou.
Hildon destacou que a energia interligada ao Sistema Elétrico Nacional iniciará uma nova história na Ponta do Abunã, tanto para consumo residencial quanto para o comercio e instalação de agroindústrias na região. Para ele, o investimento “marcará o início do progresso e do desenvolvimento às comunidades locais”.
A ideia é fazer a desapropriação de lotes de terra para interesse público, pois o que a Eletrobrás precisa é de apenas três terrenos pequenos de três mil metros quadrados. “A Ponta do Abunã não pode deixar de se desenvolver por causa de um hectare de terra”, enfatizou o prefeito que imediatamente designou o assessor de política governamental, Devanildo Santana, para conseguir os lotes o mais rápido possível.
Reis explicou que, com a integração dos distritos ao Sistema Nacional as termelétricas da região serão desativadas, porque geram energia a óleo diesel com um custo muito elevado, além de representar danos ao meio ambiente. O representante da Eletrobrás garante que a energia gerada pelas usinas do Madeira vai chegar a Ponta do Abunã com qualidade.
“O prefeito já sinalizou com atendimento nessa parceria para que possamos construir essas linhas de subestação. A resposta do prefeito foi muito positiva e nós vamos com certeza vencer essa etapa”, afirmou.
Veja Também
MPF consegue a condenação de membros do PCC que cometeram atentado em Rondônia
Governo de Rondônia reforça alerta sobre riscos de leptospirose em áreas alagadas
Defesa afirma que nova fase da Operação Arur Betach não apresenta provas contra influenciadora