Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Geral

Parceria viabiliza controle ambiental em assentamentos de Rondônia

Um banco de dados digital, com informações geográficas sobre os assentamentos de Rondônia é o resultado da parceria firmada entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O resultado foi alcançado com a união dos conhecimentos técnicos do Sipam aos dados que o Incra já possuía.

Em março, o Sipam incluiu informações sobre os novos assentamentos que, somados aos que já estavam no sistema, totalizam 166. Cada assentamento foi catalogado nos softwares GeoMedia, para o Incra, e ArcGis para o Sipam, com sua figura geográfica aproximada (uma vez que nem todos estão demarcados). Foram incluídas informações como data de criação, número de famílias beneficiadas e tamanho da área. Esses detalhes facilitarão futuros trabalhos do Sipam relacionados aos assentamentos, sobretudo, no controle do desmatamento nessas áreas.

Carlos Alex Brunholi, do Sipam, esclarece que, com essas informações, será possível sobrepor a imagem do assentamento sobre as de satélite e observar a vegetação, monitorando eventuais desmatamentos. As informações estão sendo incluídas no banco de dados do Sipam e poderão ser utilizadas em estudos de todo o Sistema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas

Comissão Eleitoral está recebendo inscrições de chapas para eleições no Sindeprof