Rondônia, 30 de novembro de 2024
Geral

Paróquia Nossa Senhora do Amparo recebe relíquia do beato Carlos Acutis, “padroeiro da internet”

Jovem, segundo papa, fez bom uso da tecnologia para difundir os dogmas da Igreja Católica

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Porto Velho recebe no período de 13 a 15 de novembro uma relíquia de 1º grau do beato Carlo Acutis, considerado o “padroeiro da internet”. A Igreja Católica beatificou em 2020 o italiano Carlos Acutis, influencer em questões religiosas, evento realizado na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália. A beatificação foi anunciada após a Igreja reconhecer o que considera ser um milagre realizado por Acutis a um menino no Brasil.


Em Porto Velho, a relíquia do jovem santo ficará exposta para a veneração dos fiéis no dia 13 de novembro, quando será realizada uma Vigília para os jovens chamada “Noite de Luz”. O evento terá início às 19h30, e segue até a meia-noite, encerrando com uma Solene Celebração Eucarística. O padre Geraldo Siqueira, pároco da igreja, fala da importância da visita da relíquia à comunidade:
“ - Ter contato com a relíquia de um santo é algo muito especial para os católicos. Ele foi um jovem da nossa geração, e a imagem que fica é de uma pessoa que buscou a santidade de calça jeans, tênis da Nike e mochila. Não é aquele santo tradicional. Ele tem muito da nossa cultura e motiva a seguir os caminhos de Jesus hoje”.

O pároco faz um convite a juventude de Porto Velho para participar desse momento de fé e crescimento espiritual. “É com carinho, que convido a todos os jovens, de nossa cidade, e modo particular os de nossa Paróquia, para participar da grande Vigília Jovem: Noite de luz. Será um momento especial de Oração, Louvor, Adoração ao Santíssimo, possibilidade de confissões e encerrando com uma Solene Celebração Eucarística.”

Quem foi

Carlo Acutis, nasceu em Londres em 1991, mas viveu em Milão na Itália. O jovem ficou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site, que ele mesmo criou, nos meses anteriores à sua morte, em 12 de outubro de 2006, por leucemia. Acutis, foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

Na Exortação post-sinodal, o Papa Francisco citou o Venerável Carlo Acutis como exemplo para os jovens, também pelo bom uso que fazia das novas tecnologias em favor da evangelização.


Carlo Acutis morreu de leucemia aos 15 anos, em Monza, na Itália, em 12 de outubro de 2006. Ele foi declarado "venerável" em 5 de julho de 2018. Quase um ano depois, seus restos mortais foram transferidos para Assis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MPRO tem candidatura única ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Operação de combate ao crime organizado e facções cumpre mandados contra 30 alvos em cinco cidades rondonienses

Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas para pacientes com fissuras labiopalatinas a partir deste sábado

Sindsef convoca filiados de Porto Velho, Candeias e Itapuã para assembleia de escolha de delegados do XIX Contrasef