Parte da BR-364, em Porto Velho, é iluminada; Ponte sobre o Rio Madeira fica para dezembro
Mais um trecho da iluminação na BR-364 foi entregue na noite desta quinta-feira (25) pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que instalou mais de 120 lâmpadas no trecho compreendido entre a Rua Três e Meio até a Faculdade Faro, além da instalação da nova rede no elevado da Avenida Jatuarana. Os recursos investidos são do próprio Município.
“Nós já licitamos todo o material necessário para a realização do serviço e se tudo der certo queremos entregar essa iluminação tão esperada para quem passa por ali (ponte sobre o Rio Madeira, na BR-319) que será um presente de Natal para Porto Velho”, garantiu Thiago Tezzari.
Segundo a prefeitura, o projeto de iluminação vai continuar com a instalação da rede iluminação até o Bairro Novo e, em seguida, até a ponte do Candeias do Jamari. Até dezembro, a expectativa é que a ponte sobre o Rio Madeira também seja iluminada.
“Nós já licitamos todo o material necessário para a realização do serviço e se tudo der certo queremos entregar essa iluminação tão esperada para quem passa por ali (ponte sobre o Rio Madeira, na BR-319) que será um presente de Natal para Porto Velho”, garantiu Thiago Tezzari.
Outras ações
Desde o início deste ano a Emdur já revitalizou 18 mil pontos de luz na área urbana e comunidades de Porto Velho. A comunidade de Morrinhos, Colônia Viçosa, Terra Santa e as regiões da BR-329 estão 100% iluminadas, informa a prefeitura.
O presidente da Emdur, Thiago Tezzari, explica que a prefeitura está com duas frentes de trabalho na cidade, o Programa de Iluminação Rural e Programa Municipal de Revitalização da Iluminação de Equipamentos Públicos. “O primeiro tem como objetivo iluminar as comunidades rurais principalmente as que têm característica urbana para dar mais segurança para os moradores. Já o segundo, comtempla a iluminação pública de praças, quadras e campos de futebol”, explicou.
De acordo com a Emdur, somente este ano, já foram restaurados mais de 40 equipamentos públicos em diversos pontos da capital. As ruas e avenidas principais da cidade também foram comtempladas com a iluminação aonde não tinha.
Recentemente, o viaduto da Campos Sales e o elevado de acesso à Avenida Rio de Janeiro, no viaduto da Rua Três e Meio, receberam a iluminação.
Para evitar acidentes durante a realização dos serviços e problemas nas ruas e na BR-364 na área urbana da cidade, o presidente da Emdur disse que os trabalhos estão sendo feito principalmente pelo período da noite. Ele enfatiza que todo o trabalho de sinalização atende as normas de trânsito brasileiro. “A sinalização começa por pelo menos 300 metros de antecedência de onde está sendo realizado o serviço para evitar que acidentes aconteçam durante os trabalhos de manutenção ou instalação de postes”, disse.
Furtos
A Emdur mudou todo o material de trabalho para evitar a onda de furtos de fios elétricos pelos criminosos vedando com concreto toda a fiação terrestre para dificultar a ação dos bandidos. “Os fios que fazem a ligação da energia não têm valor nenhum no mercado negro”, esclareceu.
Veja Também
Prefeitura garante iluminar os quatro viadutos de Porto Velho até o final de setembro
Emdur implanta postes e recupera pontos de iluminação em Nova Califórnia e Jaci-Paraná
Prefeitura realiza mutirão de iluminação pública no final de semana