Passarela do Espaço Alternativo concorrerá a prêmio na Bienal de Arquitetura, no Equador
Após despontar como um dos principais cartões postais de Rondônia, a passarela do Novo Espaço Alternativo, em Porto Velho, concorrerá ao prêmio de melhor projeto de Arquitetura em uma das categorias da XXI Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, no Equador. O evento ocorrerá de 19 a 23 de novembro, sendo considerado um dos mais importantes do continente americano. Participam da Bienal países das Américas Central, Latina, do Norte e do Sul.
A passarela é parte do projeto do Novo Espaço Alternativo, construído pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos, ao longo da avenida Jorge Teixeira, com a extensão de 2,5 quilômetros, no trecho entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
O arquiteto Lorenzo Max Gvozdanovic Villar, do DER, autor do projeto, foi quem o inscreveu na categoria Projeto Urbano e Design da Paisagem por entender que o Espaço Alternativo cumpriu seu papel social de espaço público ao agregar toda a comunidade de Porto Velho em torno dele. “É uma intervenção urbana de grande alcance onde a população despertou novamente seu orgulho para nossa terra de Rondônia, elevando sua auto estima e elegendo este espaço como representante do novo espírito da cidade”, afirmou.
Ainda conforme o arquiteto, o sucesso da passarela com a aceitação popular foi o maior incentivo para inscrevê-la na Bienal. Ressaltou que o ambiente é um dos principais pontos de encontro da cidade, no qual estima-se que cerca 50 mil pessoas visitam o local aos finais de semana para a prática de atividades esportivas, além de encontros, passeios e comemorações.
Para o diretor-geral do DER, Luiz Carlos Katatal, a Bienal será oportunidade de mostrar Rondônia para o mundo, em especial a cidade de Porto Velho. “Críticos de arquitetura, autores, profissionais e academias estarão analisando o projeto da passarela que atendeu as exigências dos organizadores do evento e ficará exposta ao universo da arquitetura americana.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida