Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Passeios da litorina começam no próximo domingo, em Porto Velho

Estão em fase final os preparativos para o início dos passeios da litorina, que passará por áreas históricas como a Igreja de Santo Antônio e o Memorial Rondon, em Porto Velho. A inauguração está prevista para acontecer no próximo domingo (9), segundo informou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes.

A litorina é um equipamento rodante da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e servia como veículo de apoio, como alternativa de deslocamento para funcionários da ferrovia, entre Porto Velho e Guajará-Mirim, transportando documentos e até o salário dos trabalhadores.

O trabalho para deixar o vagão funcionando durou cerca de três meses e está sendo executado pelos próprios ferroviários. A litorina, segundo o presidente da Associação dos Ferroviários, José Bispo, parou de rodar no dia 10 de junho de 1972. “Este ano os ferroviários tomaram uma atitude de recuperar a litorina e colocar para rodar, oferecendo um passeio para a população. Com a autorização do Ministério Público Federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a gente vai iniciar o passeio nos próximos dias. Ela já está pronta, iluminada e com toda a manutenção necessária feita”, disse o ferroviário.

Quando os trabalhos de recuperação começaram, os ferroviários fizeram todo o trabalho de roço do matagal que havia tomado conta dos trilhos. Em seguida, foi feito a restauração e colocação dos trilhos onde a litorina vai passar. “Todo o trabalho está sendo feito manualmente pelos ferroviários que se dedicam diariamente para deixar tudo pronto para o grande dia da inauguração”, afirmou José Bispo.

Agora, estão sendo finalizados a construção da estação de onde vai sair a litorina e o roço de matos entre os trilhos. A litorina será conduzida pelo profissional chamado Antônio Moises Cavalcante. “Ele não é ferroviário, mas entende igualmente nós sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e vai ficar responsável por conduzir o vagão”, enfatizou o ferroviário.

Bispo destaca ainda que ele e os demais envolvidos, amigos ferroviários, pretendem continuar os trabalhos para que futuramente a litorina possa chegar até a Vila Candelária. “Não é impossível e nós vamos trabalhar muito para que isso aconteça. Não descartamos também a possibilidade da litorina chegar até a cidade e vamos esforçar para que isso saia do papel”, garantiu.
Revisitando a memória da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, os passageiros poderão fazer um trajeto de 2 quilômetros e 300 metros. A locomotiva passará por construções históricas de Porto Velho, como o Casarão dos Ingleses, Igreja de Santo Antônio e Candelária.

Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5,00 por pessoa, destinada aos ferroviários, para que consigam fazer a manutenção necessária da litorina.

Os passeios de domingo serão realizados a partir das 8h30 e o local de saída é ao lado da Igreja de Santo Antônio.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Começam os passeios de litorina em Porto Velho

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento