Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

PCCR dos servidores da Sejus é aprovado na ALE

A incorporação de benefícios nos vencimentos dos servidores penitenciários e socioeducativos de Rondônia foi finalmente aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE), durante sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira (20). O novo Plano de Cargos, Carreiras, e Remunerações da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (PCCR/Sejus) foi votado pelos deputados sob os olhares de dezenas de agentes penitenciários e socioeducadores da capital e interior que lotaram as galerias da Casa de Leis.



Em nome da categoria, Pereira lembrou que a luta não foi fácil. “O Estado relutou e não chegou a um acordo amigável para o pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores que laboram em condições similares ao que já recebem o benefício e não queriam realizar as incorporações ao vencimento, conforme acordado”, revelou.

“O PCCR aprovado foi enviado ao Poder Legislativo pelo Governo estadual devido à execução judicial do acordo impetrado pelo Sindicato. Ele não foi discutido com a categoria. É uma vitória judicial”, explicou Anderson ao destacar o aumento real do vencimento que terá reflexos positivos no 13° salário, férias, licenças, aposentadoria, dentre outras.

Em nome da categoria, Pereira lembrou que a luta não foi fácil. “O Estado relutou e não chegou a um acordo amigável para o pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores que laboram em condições similares ao que já recebem o benefício e não queriam realizar as incorporações ao vencimento, conforme acordado”, revelou.

Em seus pronunciamentos vários parlamentares, como o relator do projeto, deputado Cláudio Carvalho (PT); o presidente da Casa, deputado Hermínio Coelho (PSD), Luizinho Goebel (PV), a deputada Epifânia Barbosa (PT), entre outros, ressaltaram a luta da categoria, a importância de assegurar os direitos dos trabalhadores e parabenizaram a categoria pela merecida conquista.

““A greve realizada pelos servidores do sistema prisional mostrou que a categoria é mobilizada e a justiça reconheceu isso, determinando que o Estado fizesse a readequação ao Plano”, destacou na ocasião, Luizinho.

O líder sindical ressaltou o apoio dos deputados estaduais que deram parecer favorável e votaram aprovando o projeto. “A categoria mais uma vez se mobilizou para garantir a aprovação. Outros projetos nossos passaram pela Casa, e já é um ritual dos agentes virem em peso prestigiar os parlamentares que tando têm ajudado de forma significativa os servidores”, afirmou.

“Ainda não é o Plano almejado, mas sem dúvida é um avanço. A categoria mais uma vez mostrou união e força. Sem dúvida, foi uma grande vitória para nós e mais uma derrota para o Governo do Estado que tanto tem relutado em cumprir seus acordos”, ressaltou o presidente do Singeperon.

Além de Porto Velho, prestigiaram a sessão na ALE, agentes penitenciários Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Vilhena, Machadinho D’Oeste, Costa Marques, Rolim de Moura, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Santa Luzia D’Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, entre outros.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6