PCCS do Judiciário será sancionado nesta terça-feira
O Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores do Judiciário será sancionado pelo Governador Ivo Cassol, nesta terça-feira, dia 30, às 9h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. O Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, presidente do TJRO convidou os servidores para participarem da solenidade, que representa a resposta aos anseios da categoria.
Casa de Justiça e Cidadania
A arquitetura do plano é baseada em três elementos estruturais: equilíbrio salarial interno e externo, desenvolvimento na carreira e avaliação por competências. Além disso, a Administração do Poder Judiciário de Rondônia entende que o PCCS, para ser reconhecido como um instrumento de gestão, precisa estar associado a ações de preparação, de gerência e de remuneração de recursos humanos diante da realidade organizacional.
Casa de Justiça e Cidadania
Assim que o PCCS for sancionado, o espaço do auditório do TJRO, ficará à disposição da reunião para Implantação da Casa de Justiça e Cidadania em Rondônia, dirigida pelo Juiz Carlos Adamek, representante do Conselho Nacional de Justiça. O projeto do CNJ será apresentado aos diversos órgão ligados ao Judiciário no Estado, que serão parceiros dessa iniciativa.
As Casas de Justiça e Cidadania (CJC) têm como fundamento a implantação de uma rede integrada de serviços destinada a promover cidadania (Constituição Federal de 1988, art. 1º, II) e disseminar práticas institucionais voltadas à promoção e proteção de direitos fundamentais e acesso à cultura e à justiça.
Entre os serviços que podem ser oferecidos estão Advocacia voluntária (disponibilização de assistência jurídica gratuita aos cidadãos); informações de utilidade pública sobre serviços públicos, como saneamento básico, telefone, água, luz; Conciliação (solução de conflitos mediante a construção de acordos); Ouvidoria (recebimento de sugestões e críticas sobre os serviços prestados pela Justiça); Protocolo Integrado (recebimento de petições e documentos para juntada em autos que tramitem em qualquer órgão do Poder Judiciário federal, estadual ou trabalhista); Projeto Começar de Novo (cadastro de oportunidades de trabalho e de educação e capacitação profissional para Presos e Egressos); Programas de Proteção à Criança e Juventude (realização de iniciativas de proteção à criança e ao jovem), entre outros.
A idéia é utilizar-se de estrutura já disponíveis no Judiciário em centros comunitários, ou, ainda, espaços públicos subutilizados ou ociosos.
Veja Também
Quatro blocos irão desfilar em Porto Velho neste final de semana
Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU com 10% de desconto até 5 de março