Pecuaristas têm até o dia 23 para declarar vacinação contra Aftosa
Terminou o período de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia. São esperados pela Agência Idaron a imunização de mais de 11 milhões de bovinos e bubalinos e a declaração dos pecuaristas até o próximo dia 23.
Segundo o Diretor da Agência Idaron, Leandro Bezerra não vai ter prorrogação do período de vacinação, pois foram disponibilizadas mais de 12 milhões de doses vacinais anti-aftosa nas lojas agropecuárias. Após o período de declaração, o produtor que não comunicou a uma das 76 unidades da Idaron será multado em torno de R$ 82,00. A multa será aplicada aos pecuaristas que não vacinaram e não declararam.
Os proprietários que não comunicaram vão pagar a multa por propriedade, e os que não vacinaram vão pagar a multa multiplicada pelo número de animais existentes na propriedade. O Presidente da Idaron, Augustinho Pastore afirma que as Unidades da Idaron vão fazer um pente fino para saber qual o produtor que deixou de vacinar. A propriedade que estiver irregular será interditada e nenhum animal poderá entrar ou sair, até que a vacinação assistida seja realizada pelos técnicos da Idaron.
Rondônia recentemente recebeu a visita de uma Comissão da Indonésia elogiando os trabalhos preventivos realizados com o rebanho do Estado. Atualmente destaca-se com o quarto lugar do ranking nacional de exportação de carne bovina.
Veja Também
STF na Escola chega a Porto Velho
Prefeitura da capital leva serviços de vacinação humana e animal ao Orgulho do Madeira
Decoração de Natal: segurança é fundamental para evitar acidentes e economizar energia