PF investiga esquema de instituição financeira clandestina em Ji-Paraná

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Fortuna Fantasma, para reunir provas em uma investigação sobre crimes contra o sistema financeiro nacional. A ação foi determinada pela Vara Federal de Ji-Paraná.
De acordo com as investigações, desde 2020 funcionava uma instituição financeira clandestina que captava recursos de terceiros, oferecendo investimentos coletivos com promessa de lucro garantido e rendimentos acima dos praticados pelo mercado. As operações eram realizadas sem qualquer registro ou autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e divulgadas amplamente em redes sociais.
O principal investigado utilizava uma imagem de sucesso, exibindo luxo e viagens internacionais para atrair novos investidores. Até o momento, foram identificadas dez vítimas e prejuízos que somam aproximadamente R$ 415 mil.
Nesta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Ji-Paraná e executou medida cautelar de arresto de bens, com o objetivo de garantir a reparação dos danos causados às vítimas.
A apuração segue em andamento, com análise do material apreendido e realização de novas diligências para identificar outras possíveis vítimas e dimensionar os prejuízos totais.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento
Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026