Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Geral

PGFN muda entendimento e diz que “professores leigos” podem ser transpostos

|
da Assessoria

O Sintero considera uma conquista importante o novo Parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que agora interpreta de forma correta a Lei 5692/71, que nas disposições transitórias autorizava a contratação de professores sem habilitação para o cargo na década de 80, desde que eles se habilitassem posteriormente. Este é o entendimento que o Sintero sempre fez a defesa, inclusive por meio de recursos desde 2017 e, agora, finalmente é resolvido. 

Portanto, a partir deste momento, a Comissão Especial dos Ex-territórios passará a analisar os processos com base no Parecer SEI Nº 14863/2022/ME, em relação aos “professores leigos”.

O Sintero informa que continuará acompanhando a situação, assim como discutirá de que forma a Comissão fará nova análise de todos os processos de Transposição.

“Esse é um importante passo na nossa luta pelo reconhecimento dos professores e professoras pioneiros que ajudam na construção e desenvolvimento do Estado de Rondônia. A argumentação do Sintero sempre esteve certa e, diante do resultado positivo, esperamos que essa verdadeira injustiça seja desfeita”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero. 

VEJA O PARECER: 

https://sintero.org.br/downloads/professores-leigos-parecer-14863-1.pdf

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado