Pimenteiras recebe serviços do programa Rondônia Cidadã, sábado e domingo
Depois de realizar 2.327 atendimentos em diversas áreas para população de Primavera de Rondônia, município a 543 quilômetros de Porto Velho, no último fim de semana, o Programa Estadual Rondônia Cidadã contempla desta vez, o município de Pimenteiras do Oeste, a 852 quilômetros da Capital, com vários serviços essenciais. Os atendimentos acontecem neste sábado (15), das 8h às 16h, e no domingo (16), das 8h às 12h, na Escola Estadual Inácio de Castro, localizada na Rua Antônio Rodrigues de Souza, 951, Bairro Centro.
O programa, criado pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), levará para os moradores de Pimenteiras e região serviços na área da saúde, como:
- Coleta de preventivo;
- Atualização do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Atendimentos com clínico-geral, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta;
- Teste rápido e vacinação, inclusive para animais de estimação;
- Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas a partir dos 12 anos, 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- Passe Livre estadual e federal para pessoa idosa ou com deficiência.
Os serviços contemplam ainda corte de cabelo feminino no sábado à tarde e domingo pela manhã, manicure, trancista, entre outros; executados em parceria com instituições estaduais, federais, municipais ou da iniciativa privada.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cidadania é o conjunto de direitos e deveres que todo cidadão tem em sua localidade de origem. E é isso que tem garantido o Rondônia Cidadã aos moradores de cada município visitado. São serviços essenciais nas áreas da saúde, documentação, educação no trânsito, lazer e estética, que resultam no bem-estar dos beneficiários”, ressaltou.
Desde a sua criação, em 2019, o Rondônia Cidadã já realizou mais de 89 mil atendimentos em diversas áreas, em 57 localidades percorridas, entre municípios e distritos.
Segundo a titular da Seas, Luana Rocha, que idealizou o programa juntamente com sua equipe técnica, a cidadania tem como função contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva mediante a participação na sociedade, que é o que tem feito o governo do estado, ao levar essa gama de serviços essenciais, em um fim de semana, possibilitando que as pessoas sejam beneficiadas sem precisar se ausentar dos seus compromissos nos dias úteis.
Veja Também
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré
Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado