Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

PM DECIDE NESTA TERÇA NOVO COMANDO DO PRESÍDIO DO URSO BRANCO

Com o afastamento do diretor Célio Lima, principal reivindicação para o fim da rebelião no Presídio Urso Branco, em Porto Velho, a PM vai definir ainda nesta terça-feira quem vai assumir o posto. A Assessoria de Imprensa da instituição estima que isso deva acontecer após uma reunião pela manhã.

A saída definitiva de Célio Lima no entanto, ainda não está certa. O secretário de Justiça, Marcos Rocha, coronel da PM, afirma que, até que prove o contrário, ele sempre agiu dentro da Lei. Os detentos no entanto, o acusam de abusos e falta de pulso ao permitir supostas agressões por parte de agentes penitenciários.

Nas 24 horas, o motim envolveu mais de 450 presos amotinados e 38 familiares no Presídio Urso Branco, de acordo com dados da Secretaria de Justiça. Nesta segunda-feira começaram a aparecer cartas que teriam sido feitas pelas lideranças e destinadas a setores da imprensa. Todas denunciam supostos abusos cometidos pela direção da unidade prisional e por agentes penitenciários.

De acordo com os presidiários, tanto eles como as visitas são costumeiramente humilhados. E citam o caso mais comum: familiares levam alimentação, mas os agentes são obrigados a checar o peso. Se ultrapassarem 100 gramas o restante é jogado fora. Eles também acusam arbitrariedades cometidas no banho de sol como tiros e outras agressões. Especificamente sobre o diretor, o chamam de arrogante, que se nega a conversar com os presos e qualquer reivindicação ele ameaça chamar a tropa de choque para conter os detentos. Também dizem que os agentes penitenciários não capacitados e que a todo momento ficam apontando armas para todos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Estudantes recebem atividades de prevenção a violência, bullying e abuso em ação do TJRO

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação