PM desencadeia a Operação Escola Segura em Rondônia
O governo de Rondônia por meio da Polícia Militar, desencadeou a Operação Escola Segura, com o objetivo de garantir a segurança nas instituições educacionais, com difusão de orientações de segurança para equipes pedagógicas e alunos, além de reforçar o policiamento de rotina já realizado pelas patrulhas escolares.
Estiveram reunidos o coordenador de Planejamento Operacional, representando o Comando da Polícia Militar e comandantes regionais de policiamento e de unidades situadas nos diversos municípios rondonienses.
Segundo o coordenador de Planejamento Operacional da PM, coronel Marcos Freire, a ideia é fazer com que a comunidade estudantil se sinta segura para dar continuidade às atividades letivas
Estratégias
Para garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino será feito o acompanhamento da entrada dos alunos no início das jornadas letivas, além de orientações de segurança. Nos distritos, as equipes policiais também estarão presentes nas escolas com visitas esporádicas e periódicas.
Na região Cone Sul do Estado
Policiais Militares do 3º Batalhão (3° BPM) deram início a execução da Operação Escola Segura nesta quinta-feira, na cidade de Vilhena e outros municípios da região Cone Sul do Estado.
Mais de 100 escolas da região recebem reforço na segurança. Os militares das patrulhas reforços, intensificam o policiamento ostensivo e a ação presença nos interiores e entornos das áreas escolares.
Durante a operação também é feito o contato com os gestores das unidades educacionais a fim de sanar dúvidas de segurança, bem como para reestabelecer a sensação de segurança, tendo em vista que é função primordial da Polícia Militar de Rondônia zelar pela paz social e manutenção da segurança pública.
O comandante do 3º BPM – Batalhão e Polícia Militar, tenente-coronel Helberth Aldimas ressalta que “não há motivo para pânico diante das informações veiculadas, porém é importante o estado de alerta a situações atípicas e pessoas estranhas ao ambiente. Mas esse estado de atenção sempre deve acontecer, independentemente de fatos de violência externa que tomamos conhecimento através dos veículos de comunicação”, frisa o comandante.
Contextualização
A Operação Escola Segura acontece em função da elevada demanda solicitada por profissionais da comunidade escolar, devido aos recentes casos trágicos de ataques em escolas ocorridos no País.
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará