Rondônia, 03 de maio de 2024
Geral

PM diz que índices de criminalidade reduziram nos primeiros cinco meses deste ano

Na Reunião de Comando mensal da Polícia Militar de Rondônia, que aconteceu na tarde desta terça-feira (27) em Porto Velho, o Comando Geral da PM apresentou dados de produtividade dos primeiros meses deste ano até maio último. Foram reunidos oficiais da capital e de todo o interior do estado, onde foram avaliados pelos profissionais o planejamento estratégico da PM e seus resultados.



Para a PM, o reforço do efetivo nessas regiões, em conjunto com outras ações, tais como a Operação Visibilidade e o patrulhamento rural continuado, em todos os locais com maior intensidade de conflitos agrários, tem contribuído para os resultados. Quase 28 mil atendimentos direto à comunidade foram registrados nos primeiros cinco meses em ocorrências na capital.

De janeiro a abril deste ano, a capital registrou queda de -40% em homicídio dolosos, comparado ao mesmo período de 2016, saindo de 70 para 42 casos. No interior, a variação apontou -14,9% de redução, indo de 121 para 103 vítimas. O estado apresentou queda de -24,1%, de 191 registros para 145. Na região do Vale do Jamari (soma de nove municípios) a variação apontou recuo de -35,0 %, saindo de 40 para 26 vítimas.

Para a PM, o reforço do efetivo nessas regiões, em conjunto com outras ações, tais como a Operação Visibilidade e o patrulhamento rural continuado, em todos os locais com maior intensidade de conflitos agrários, tem contribuído para os resultados. Quase 28 mil atendimentos direto à comunidade foram registrados nos primeiros cinco meses em ocorrências na capital.

Quanto ao déficit de efetivo, equipamentos e viaturas, o comandante defende que “a estrutura logística não apresenta tanto déficit”, apesar dos dados afirmarem que Porto Velho conta apenas com 17 viaturas por dia, divididas entre 1º e 5º Batalhões de Polícia Militar, para atender a uma população de quase 500 mil habitantes. Para o Trânsito são apenas seis viaturas.

“A nossa tropa tem todo o equipamento de armamento e coletes necessários para a proteção individual e nós fazemos a gestão do efetivo para empregar nos dias de maior necessidade, pela estatística de acompanhamento que indica os locais, dias e horários em que a presença policial dê maior resposta à segurança pública”, declara Coronel Ênedy.

Sobre a sensação de insegurança, o comandante culpa a imprensa com a divulgação dos casos de violência registrados diariamente. “Essa sensação não é um problema só de Porto Velho ou de Rondônia, mas do Brasil. Hoje, infelizmente, a imprensa passa metade de seu tempo de seus principais jornais falando de insegurança, e certamente se ela continuar falando isso vai sempre causar esse efeito de insegurança na população”.

Contudo, o coronel Ênedy afirma que a Polícia Militar de Rondônia tem dado a resposta sobre o trabalho, usando como exemplo a superlotação nos presídios, resultado das prisões de flagrantes e recapturas de foragidos da Justiça. O Vale do Jamari e Porto Velho foram os locais que mais receberam efetivo novo, formados em 2016: Ariquemes e região, receberam 156 novos policiais militares; Porto Velho, recebeu 115; e Jaru e região receberam 80. Nos primeiro cinco meses deste ano 1.405 foragidos foram recapturados, 1.274 veículos roubados ou furtados foram recuperados, e 523 armas de fogo foram apreendidas na capital.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

MP entra com ação e Polícia Civil é obrigada a retornar registo de ocorrências nas UNISPs da capital