PM e órgãos de fiscalização já atuam em toda a cidade para fazer valer decreto do Governo
Equipes do Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agevisa, Vigilância Sanitária Municipal e Departamento de Posturas do Município, iniciaram na manhã desta segunda-feira (8), a Operação C-19, para atuar na fiscalização da área comercial de Porto Velho, em cumprimento ao decreto estadual que determinou a suspensão de atividades comerciais na cidade e em Candeias do Jamari. As medidas visam conter o avanço do contágio do Coronavírus.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, disse que inicialmente saíram para as ruas 10 equipes, mas nesta terça-feira (9) mais equipes estarão nas atuando na operação.
Segundo o comandante, antes, em caso de descumprimento das proibições a Polícia fazia uma notificação, mas agora será lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). “Se aquela pessoa constar nos nossos arquivos, que já tem um TCO, ela vai automaticamente ser encaminhada para a Central de Flagrantes por conta da infração do que diz o decreto em vigor”, diz.
De acordo com o comandante, o núcleo de inteligência da Polícia Militar realizou um levantamento prévio dos estabelecimentos que estão descumpridos, o decreto estadual. “Ainda existem muitas pessoas indisciplinadas, que tentam abrir o comércio em desacordo com o decreto. Nossa fiscalização será realizada em toda a cidade e quem estiver indo contra o decreto será penalizado. Os comércios que não são essenciais, não podem abrir”, alertou.
Alexandre Luiz disse ainda que todas as pessoas precisam estar com máscaras, conforme manda a lei. “Se alguém for flagrado sem a máscara, o fiscal municipal ou estadual, que tem o poder de Polícia, será acionado e ele aplicará a multa pelo descumprimento do decreto”, disse.
As pessoas que trabalham nos serviços essenciais precisam estar munidas com a autorização para circular nas ruas, quando abordada, segundo informou o comandante.
A PM informou ainda que denúncias podem ser feitas pelos telefone 190 e 99379-9712 (WhatsApp).
Veja Também
Governador desautoriza PM de realizar prisões de quem descumprir lockdown
Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia
Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores
Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política