Polícia de RO prende 16 em operação contra o feminicídio; em todo o país já são mais de 640; vídeo
A delegada adjunta da Delegacia da Mulher, Fabiana Moreira, repassou detalhes sobre a operação Cronos realizada em 26 estados e no Distrito Federal na manhã desta sexta-feira (24) para prender homens envolvidos em casos de feminicídios, tentados ou consumados, e por descumprimento de medidas protetivas. Em Rondônia, 100 policiais estão nas ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva e, até o final da manhã, 16 pessoas já estavam presas. Em todo país, já foram presas 643 pessoas.
Ainda de acordo com a delegada adjunta, a maioria das prisões é por descumprimento de medida protetiva. Em 2018, foram solicitadas 716 medidas por mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo o delegado Hélio Teixeira, o foco da operação é para os casos de feminicídios, mas como em Rondônia quase todos já foram resolvidos, a ação voltou-se para o cumprimento de medidas protetivas de pessoas envolvidas com casos enquadrados na Lei Maria da Penha, que completa 12 anos, em 2018.
Ainda de acordo com a delegada adjunta, a maioria das prisões é por descumprimento de medida protetiva. Em 2018, foram solicitadas 716 medidas por mulheres vítimas de violência doméstica.
A delegada disse ainda que, a estimativa é que, até o final deste ano, os números de crimes de violência doméstica contra mulher aumentem ainda mais e alertou para a importância da denúncia. “Eu gostaria de incentivar a todas as mulheres a denunciar os crimes praticados contra elas. Seja qual for o crime, o Estado ampara essas vítimas e a gente não mede esforços para punir essas pessoas que praticam qualquer tipo de crime contra as mulheres”, alertou a delegada.
Desde abril deste ano, o descumprimento de medida protetiva é considerado crime. “Se a vítima tem uma medida contra uma pessoa e ela for descumprida a pessoa é presa em flagrante sem direito a fiança”, completou a delegada.
Veja Também
Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Rondônia
Caso Jéssica: Ex-namorado é inocentado de assassinato, mas pega um ano por ocultação de cadáver
Operação contra homicídios e feminicídios prende 2,6 mil pessoas