Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Polícia Federal realiza Operação Alpargatas para prender 44 pessoas em Rondônia, Ceará e Pará

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Alpargatas, para combater a atuação de duas organizações criminosas especializadas em tráfico internacional de drogas, em Rondônia, no Ceará e no Pará. Esses grupos traziam drogas da  Bolívia e posteriormente as remetiam a outros estados brasileiros.

Cerca de 140 policiais federais deram cumprimento a 83 mandados judiciais: 44 de prisão preventiva, 33 de busca e apreensão e 6 conduções coercitivas, nos três Estados. Em Rondônia, as cidades de Guajará-Mirim, Buritis, Ariquemes e Porto Velho receberam equipes de policiais federais para cumprirem esses mandados.
 

Durante as investigações, a PF identificou duas organizações criminosas atuantes na região de Guajará-Mirim. Esses grupos adquiriam os entorpecentes, diretamente na cidade de Guayaramerín/Bolívia, de fornecedores sediados no país vizinho, em um sistema de “consórcio de drogas”, para distribuição em várias localidades no Brasil.


Alguns dos integrantes, residentes em Porto Velho e Buritis, viajavam até a região de fronteira para negociar diretamente a cocaína com os fornecedores. Esses traficantes funcionavam como articuladores e intermediários para compradores dos estados do Norte e Nordeste. A droga adquirida na Bolívia era revendida por quase o dobro do preço em centros consumidores, como Fortaleza/CE.
 

Ao longo de 2015 e início de 2016, foram realizadas apreensões de drogas das duas quadrilhas (cerca de 130 kg de cocaína) e a prisão em flagrante dos envolvidos. Além disso, foram apreendidos veículos utilizados para esconder a droga e a quantia de R$365 mil, em espécie. Esse valor seria levado para a Bolívia e utilizado para o pagamento de entorpecentes.
 

Os presos após serem ouvidos na Sede da PF, serão encaminhados a presídios estaduais e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, perante a Justiça Federal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6