Polícia Militar volta a atender ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas em Rondônia
A Polícia Militar (PM) de Rondônia voltou a atender as ocorrências de acidente de trânsito em que não há vítimas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia nesta quarta-feira (9). O serviço estava interrompido desde 25 maio de 2013.
Segundo a Sesdec, a Instrução Normativa 001/2018 regulamenta o serviço e determina que os policiais voltem a atender, de maneira efetiva, acidentes de trânsito apenas com danos materiais, revogando Instrução Normativa nº002/GAB/Sesdec/2013.
A secretaria alega que a “medida foi necessária pensando, na melhor prestação do serviço a população rondoniense”.
Anteriormente, os próprios motoristas envolvidos nas colisões tinham que relatar as ocorrências em bases da PM, nas delegacias da cidade, ou via telefone de emergência.
Ainda conforme a Sesdec, também foi classificado ser inapropriado imputar ao cidadão o dever de avaliar, no caso concreto, a presença de infrações penais e administrativas, sendo que esta atribuição só pode ser realizada por os órgãos responsáveis pela Segurança Pública.
A instrução normativa também ressalta a necessidade de respeitar os critérios operacionais que disciplinam a priorização do atendimento de acidentes de trânsito, ou seja, o atendimento só não ocorrerá quando, as equipes estiverem empenhadas em ocorrências mais graves e urgentes.
Veja Também
Transforme suas vendas: como as novas funcionalidades do PIX podem revolucionar seu negócio
Secretário Luiz Paulo destaca estratégia do governador em abrir novos mercados internacionais
Obras da nova rodoviária de Porto Velho estão 90% concluídas
Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada em Porto Velho