Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Políticos lamentam a morte de Luiz Tourinho

Após morte do jornalista e empresário Luiz Malheiros Tourinho, ocorrida na madrugada desta terça-feira (27) em Porto Velho, foi lamentada por políticos de Rondônia.

Por meio de nota, o Governo do Estado de Rondônia disse que Luiz Tourinho foi um líder empresarial, tendo criado a Associação Comercial em Rondônia e no Acre e, depois, a Federação do Comércio do Estado de Rondônia. Foi sob a presidência dele no Sistema Fecomércio que o Sesc e o Senac foram levados para o interior do Estado.

A nota segue lembrando que Tourinho foi secretário de Estado da Indústria e Comércio, quando foi iniciado o processo de internacionalização do aeroporto de Porto Velho. E destaca ainda que o jornalista liderou o movimento da conquista do mercado andino pela Bolívia e co-liderou a caravana da integração que visitou em 1995 a Bolívia, o Chile e o Peru, levando produtos de Rondônia. Participou de todas as iniciativas para integração do mercado comercial da região, incluindo aí a Venezuela.

A nota termina dizendo que ‘Luiz Malheiros Tourinho é um nome na história de Rondônia’.

Também por meio de nota, o prefeito Hildon Chaves disse que ‘Porto Velho perde um de seus mais destacados pioneiros, uma pessoa que, como jornalista e ativista político, lutou pelo desenvolvimento e pelo engrandecimento de nossa cidade. Luiz Tourinho era uma pessoa dedicada à família e a sociedade e neste momento de tristeza e dor, deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta perda inestimável’.

O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp também lamentaram a perda. ‘Tourinho foi um dos pioneiros da comunicação rondonienses e fomentou a expansão do Jornal Alto Madeira, além de promover o desenvolvimento do setor produtivo. Teve atuação marcante na criação de federações como Fecomércio, Fiero e Faperon. Foi Também o primeiro presidente do Sebrae/RO e secretário de Industria e Comércio do estado durante o meu governo, na década de 1990. Enfim, empreendedor e homem de visão, Tourinho contribuiu para o desenvolvimento do estado nas áreas de comunicação, educação, comércio e Agricultura’, disseram por meio de nota os políticos rondonienses.

O velório de Luiz Tourinho será realizado a partir das 14 horas na Funerária Angelus, na Avenida Amazonas esquina da Rua 1, Agenor de Carvalho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6