Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

População deve ficar alerta contra crime de maus-tratos aos animais

Pensando no bem-estar dos animais, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza canais oficiais para denúncias de maus-tratos. Com medidas simples, a população pode ajudar a combater este tipo de crime. E ao presenciar ou suspeitar de maus-tratos, o caso deve ser denunciado imediatamente às autoridades locais ou organizações de proteção animal.

Em Porto Velho, denúncias podem ser feitas à Polícia Civil, pelo número 197, à fiscalização da Sema pelo telefone (69) 98423-4092, com envio de fotos e vídeos pelo WhatsApp, ou ao Ministério Público, através do 0800 647 3700.

Outro fator que também colabora para o bem-estar animal é a adoção em vez da compra de animais, ajudando a reduzir o número de animais abandonados. O trabalho voluntário em abrigos de animais é uma forma eficaz de apoiar e cuidar diretamente dos animais necessitados.

Cuidados

Para garantir a qualidade de vida dos pets, especialistas recomendam alimentação balanceada, exercícios regulares, check-ups, vacinações e tratamentos preventivos. Além disso, é importante oferecer um ambiente seguro, brinquedos e atividades que estimulem a mente dos animais, e dedicar tempo de qualidade a eles, fortalecendo os laços afetivos.

Vale lembrar que maus-tratos não se limitam à agressão física. A falta de abrigo, espaço inadequado, ausência de atendimento veterinário e falta de acesso à água e comida também são formas de maus-tratos. No Brasil, a legislação inclui a Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, e a Lei nº 11.794/2008, que regula o uso científico de animais. Em Porto Velho, há a Lei nº 138/2001, art. 277, e a Lei nº 825/2020.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6