Rondônia, 27 de abril de 2024
Geral

Por ano, cerca de 13 mil crianças e adolescentes são intoxicadas por remédio no Brasil

Por ano, cerca de 13 mil crianças e adolescentes são vítimas de intoxicação por medicamentos no Brasil, segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Foram mais de 245 mil casos em 18 anos, que resultaram em 240 mortes. O perigo é ainda maior na faixa de 1 a 4 anos de idade.



De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas (Sinitox), os números mostram ainda o segundo grupo mais atingido vai de 14 a 19 anos, seguido daqueles que cobrem de 5 a 9 anos e de 10 a 14 anos.

O presidente do Departamento de Toxicologia da instituição, Carlos Augusto Melo, recomenda que, para diminuir o risco, deve-se evitar o estoque de medicamento em casa. Ele aconselha doar ou, se vencido, descartar de maneira adequada. Se não for possível, guardar em local seguro, longe do alcance das crianças. E também não usar medicamentos sem recomendação médica.

De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas (Sinitox), os números mostram ainda o segundo grupo mais atingido vai de 14 a 19 anos, seguido daqueles que cobrem de 5 a 9 anos e de 10 a 14 anos.

Segundo a SBP, os especialistas acreditam que os dados apurados via Sinitox estejam subestimados porque a rede compila apenas as informações de 33 Centros de Informação e Assistência Toxicológicos (CIAT) localizados atualmente em 11 estados e no Distrito Federal.

Outro dado que pode aumentar o número é falta de comunicação ás autoridades sanitárias sobre relatos de reações.

Se a criança ingerir um medicamento, é preciso manter a calma, não provocar vômito e procurar ajuda médica. Antes de ir à emergência, também é possível entrar em contato com o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, que atende pelo número 0800-722-6001. É um serviço que atende a população e os profissionais de saúde para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações. Funciona todos os dias e a ligação é gratuita.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sobras de medicamentos devem ser devolvidas a farmácias, alerta Conselho Regional

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ficalização do TCE-RO volta ao João Paulo II e identifica falhas gravíssimas

Energisa divulga dicas de segurança para evitar choques elétricos em casa