Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

Porto adquire equipamentos e investe em infraestrutura

A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), por determinação do governador Confúcio Moura, investe este ano cerca de R$ 5,3 milhões, através de recursos próprios, em infraestrutura e novos equipamentos no Porto Organizado da Capital. A aplicação do recurso faz parte do Plano de Modernização Portuária que prevê a superação de grandes desafios, como a reengenharia do espaço portuário, aumento da capacidade e movimentação de carga e melhoria da qualidade de serviços.



Infraestrutura

O propósito de garantir mais segurança e agilidade nas atividades portuárias também motivou a compra de uma mini carregadeira com vassoura (Bobcat), empilhadeira (em fase de licitação), uma ambulância, uma lancha de alumínio para oito passageiros e uma empilhadeira para movimentação de pallets, big bags ou fardos. "Todos estes equipamentos eram reivindicados há muito tempo. A aquisição deles desenha uma nova etapa, acelera o processo de modernização e permite uma transformação profunda no porto que se reflete na redução de custos logísticos e na melhoria das operações portuárias", assegurou Ricardo Sá, diretor presidente da SOPH.

Infraestrutura

O emprego de recursos no porto de Porto Velho também permitirá a manutenção e recuperação das gruas existentes, reparo mecânico na ponte de acesso ao cais flutuante e no próprio cais, além da construção de passarela metálica móvel para os serviços de carga e descarga das embarcações acostadas no cais.

Outro investimento que está em andamento pela SOPH será a confecção, instalação e substituição de defensas no cais flutuante, que terá seu acesso facilitado pela implantação de guard rails (mureta de proteção).

Os benefícios ainda abrangem a construção de guarita, obras de esgotamento sanitário, sinalização (em execução), construção de novo armazém para alfândega (já foi dada a Ordem de Serviço), operação tapa buracos, além de outras reformas nas instalações. Os gastos em infraestrutura perfazem um total de R$ 2,8 milhões.
Para o diretor administrativo e financeiro da SOPH, Leudo Buriti, e o diretor operacional, Edinaldo Gonçalves (Caíco) o porto terá um salto histórico em sua estrutura. "Os investimentos feitos pela atual gestão e os que estão em andamento, tiveram o apoio do governador
Confúcio Moura que, ciente da importância do porto da Capital para a economia do Estado, também se comprometeu a continuar na busca de recursos federais para a dragagem e sinalização da Hidrovia do Madeira", destacou Buriti.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra