Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Porto Cai N’Água é interditado para embarque e desembarque de cargas

O Terminal Hidroviário Cai N’Água está oficialmente interditado. O pedido de interdição foi feito pela Marinha do Brasil e inclui a área de atividades de embarque e desembarque de passageiros e cargas após encontrar várias irregularidades. A Delegacia Fluvial de Porto Velho apontou os problemas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Tranportes (Dnit) que não foram solucionados. O pior é o rompimento de cabos de aço que dão sustentação as plataformas.

Conforme o subtenente Alexsander dos Santos, da Marinha, entre as irregularidades estão problemas na iluminação. “Em 2014 foi feita uma vistoria no local onde detectamos que os certificados de autorização para realizar os trabalhos estavam vencidos. Agora em uma nova vistoria nós detectamos o rompimento de dois cabos, problemas na parte elétrica estrutura e então decidimos interditar o local até que eles se adequem as nossas exigências”, disse o oficial da Marinha.

O diretor do terminal, Ademir Azevedo, disse que os cabos de aço têm prazo de validade de quatro anos, mas por problemas burocráticos não foram trocados a tempo. “O Dnit já contratou a empresa para fazer os trabalhados de reparos e adequações o mais rápido possível, para que o transporte hidroviário no local seja liberado”.

O Rondoniagora tentou contato com a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), mas o responsável para falar sobre o assunto não foi encontrado. As embarcações estão atracando no barranco, próximo ao porto oficial.

Barcos estão atracando no barranco ao lado do porto oficial (Foto: Uil Cavalcante)
Dois cabos de aço romperam e Marinha pediu a interdição do porto (Foto: Uil Cavalcante)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura solicita reativação do Terminal Hidroviário

Porto Cai N’Água passa por reforma e interdição deve continuar até abril

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024